APRESENTAÇÃO

Extensão. Como o próprio nome diz, a ideia é estender o conhecimento da Universidade à sociedade como um todo, buscando, ao mesmo tempo, colher informações e demandas que ajudem a Academia a se envolver com a realidade à sua volta.

Em termos nacionais, define-se Extensão Universitária como o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Este trabalho se dá através de ações desenvolvidas por professores, técnico-administrativos e alunos. As ações são divididas, basicamente, em Programas, Projetos e Cursos. Na UFOP, a PROEX é o órgão responsável por registrar, avaliar, apoiar e divulgar estas iniciativas.

Os trabalhos de Extensão devem observar algumas características importantes, a saber:

1.      As ações devem buscar envolver diferentes áreas do conhecimento, a chamada interdisciplinaridade.

2.      As propostas não devem perder de vista o enfoque acadêmico, sob o risco de tornarem-se atividades assistenciais, recreativas ou de outra natureza que podem ser encampadas por outros órgãos da UFOP.

3.      As iniciativas devem priorizar ações voltadas à comunidade externa.

4.      Os proponentes não devem desenvolver ações que sejam de responsabilidade de instâncias do Poder Público (municipal, estadual ou federal) ou da iniciativa privada.