A PROEX/UFOP é composta por quatro Assessorias:

Assessoria de Arte e Cultura
É a Assessoria responsável por desenvolver e apoiar ações na área de Cultura e Arte ligadas à Extensão, sejam de iniciativa da própria UFOP ou externas. A Assessoria dá, ainda, suporte à realização de eventos de toda a Universidade incluindo serviços de sonorização e projeção, além da cessão de tendas.

Dentre os grandes eventos anuais sob a responsabilidade desta Assessoria estão o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e o Fórum das Letras, cujos detalhes podem ser vistos na Vitrine deste site.

Assessoria de Programas, Projetos e Cursos
Esta é a Assessoria responsável pela avaliação, pelo cadastramento e pelo acompanhamento das ações extensionistas caracterizadas como Programas, Projetos e Cursos. As informações completas destas ações podem ser vistas na Vitrine deste site.

Assessoria de Relações Públicas e Projetos Especiais
A Assessoria de Relações Públicas e Projetos Especiais articula, coordena e acompanha ações focadas na área cultural e de projetos especiais  no campo das políticas sociais e educacionais. Duas importantes ações extensionistas da UFOP são coordenadas por esta Assessoria: o Programa UFOP com a Escola e o Programa Jovens de Ouro (mais detalhes na Vitrine).

Assessoria Financeira
É o setor responsável por solicitação de pagamentos, transporte, empenhos e aquisição de materiais, bem como do controle orçamentário das ações extensionistas aprovadas no âmbito do PROEXT (Programa de Extensão Universitária MEC/SESu).