MODALIDADES

A Resolução CEPE/UFOP 5.292 divide as ações extensionistas nas seguintes modalidades:

Programas
Programa é a articulação de um conjunto de projetos criados a partir de diferentes iniciativas que, integrados entre si, superam a fragmentação, enriquecem e fortalecem o trabalho.

Projetos
Grande parte das ações de Extensão na UFOP se dá na forma de Projetos. Além de atenderem as premissas do trabalho extensionista, ele deve ter objetivo específico, definição da população atendida, cronograma e equipe de trabalho. O projeto pode ser vinculado a um Programa ou pode ser um Projeto isolado.

Cursos

São as atividades pedagógicas que observem o conceito de Extensão e atendam demanda da Sociedade. Podem ser caracterizados como de Especialização, Aperfeiçoamento, Atualização e Iniciação.

Atividade Eventual de Curto Prazo
Atividade que se enquadre no conceito de Extensão e atenda demanda da Sociedade, comportando apenas registro na PROEX por meio simplificado e prescindindo de análise dos Comitês de Extensão e de Cultura e Arte.

Atividades Culturais/Artísticas
São exposições, mostras, salões, concertos, espetáculos, recitais shows e similares.

Ações Especiais
São atividades de caráter contínuo que se enquadrem no conceito de Extensão.

ÁREAS TEMÁTICAS
Por deliberação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, estas atividades são classificadas nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.