19.mar.2015

UFOP envia Plano de Cultura para o programa Mais Cultura nas Universidades

A UFOP enviou hoje seu Plano de Cultura, que visa o fortalecimento dos projetos já existentes na instituição e o estímulo a novas ações. O Plano tem como objetivo investir na melhoria de espaços culturais da Universidade através da aquisição de equipamentos e da capacitação técnica para manutenção dos meios de produção. Além do investimento interno, a UFOP busca ampliar sua relação com as comunidades locais. Para tanto, propõe a realização de oficinas e projetos de abordagens sociais no campo da cultura e arte.

Os projetos também são voltados à ocupação de espaços culturais da cidade, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Instituto Federal de Minas Gerais– IFMG; Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP; Sistema de Museus de Ouro Preto – SIMOP; escolas estaduais e municipais; SESI Ouro Preto e Mariana; organizações não governamentais, como o Museu da Música de Mariana /FUNDARQ; Bloco do Zé Pereira dos Lacaios; Fórum dos Pró-Reitores da Região Sudeste-FORPROEX, entre outros.

No dia 8 de agosto do ano passado, o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), lançou o edital do programa "Mais Cultura nas Universidades". O programa disponibilizará R$20 milhões – sendo que cada instituição poderá receber entre R$500 mil a R$1,5 milhão - para projetos que estimulem arte e cultura nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A avaliação das propostas enviadas acontecerá entre os dias 06 e 30 de abril. No dia 08 de Maio, ocorre a divulgação prévia dos resultados nos sites do MEC e do MinC. A divulgação do resultado final nesses sites acontece no dia 29 de Maio. Para acessar o Plano de Cultura da Universidade acesse aqui.