ARQUIVO ABERTO - Biênio 2020-2021-

Resumo:

O Projeto Arquivo Aberto Biênio 2020-2021 é uma releitura do projeto de mesmo nome, cuja primeira edição foi realizada 2008, tendo sido reeditado em 2018, visando promover uma interação mais efetiva entre a comunidade universitária (envolvendo alunos dos cursos de graduação em História, Letras e Pedagogia) e a comunidade de Mariana (com ênfase em estudantes e professores da rede pública, abarcando também a população local e grupos de estudantes/visitantes de outras cidades de modo mais geral) através da criação e do desenvolvimento de atividades inseridas no que se denomina Educação Patrimonial. Tem como objetivo central estimular o (re)conhecimento em via de mão-dupla do acervo documental do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana e da experiência das histórias locais do passado e do presente como patrimônio cultural da sociedade local/nacional, oferecendo ações que proponham a articulação entre história, o registro documental e a memória da comunidade, viabilizando, por conseguinte, o fomento à construção de identidades e da cidadania. Envolve ações que conjugam a pesquisa, o ensino e a prática extensionista, propondo uma abordagem interdisciplinar do patrimônio documental sob a guarda do LPH. A proposta atual pretende ampliar as ações promovidas, através do desenvolvimento de novas atividades direcionadas ao público do ensino fundamental, e atividades que possam ser realizadas de forma itinerante, levando o arquivo à escola, através da aproximação e de parcerias – como a disciplina de Estágio Supervisionado em História e o Programa de Extensão UFOP com a Escola. Propõe ainda a ampliação do número de graduandos envolvidos (6 voluntários e 1 bolsista) abrangendo 3 diferentes áreas de conhecimento: História, Letras e Pedagogia.

Responsável:
ANNY JACKELINE TORRES SILVEIRA