Esporte e Lazer Ouro-pretano (ELO)

O Projeto Esporte e Lazer Ouro-pretano (ELO) se configura como alternativa para a descentralização das políticas públicas de esporte e lazer, sobretudo no que tange às estratégias possíveis de serem adotadas no âmbito municipal. Desse modo, o objetivo da proposta é estabelecer parceria de cooperação técnica entre a Escola de Educação Física da UFOP e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. O escopo de trabalho envolve quatro eixos de ação, com protagonismo para a oferta de, no mínimo, 8 oficinas sistemáticas voltadas à promoção do esporte, do lazer e da cultura, em diferentes territórios da cidade e seus distritos. Além disso, é prevista uma etapa diagnóstica, cuja intenção investigativa se ampara na identificação das políticas públicas de esporte e lazer desenvolvidas pela administração municipal, assim como a quantidade e as condições de uso dos equipamentos públicos disponíveis à população. O terceiro eixo de ação compreende as ações de pesquisa, cuja premissa operacional se apoia no levantamento de informações capazes de fornecerem respostas ao processo de municipalização das políticas públicas, por intermédio de parcerias entre o poder público e as universidades públicas. Para isso, serão realizados projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso, amparados pela rotina do Laboratório LAGEP (Lazer, Gestão e Política). Por fim, a quarta frente de trabalho guarda relações com a dimensão do ensino, no intuito de estabelecer momentos para reflexão sobre os saberes e competências envolvidos nas ações propostas pelo projeto em tela. Sob esse prisma, serão realizadas mesas redondas mensais nos encontros da disciplina "Políticas Públicas de Esporte e Lazer" (EFD161), além de um seminário anual sobre política pública, promovido em parceria com a Prefeitura. As etapas avaliativas do projeto serão de fluxo contínuo, sempre nos encontros semanais propostos pelo LAGEP. Todavia, o parceiro (prefeitura) e as instituições representantes da sociedade civil também serão chamadas a contribuir nas etapas de monitoramento, em dois encontros: a) reunião de monitoramento, realizada em junho; b) reunião geral de avaliação, realizada em dezembro, preferencialmente nas proximidades do Seminário. É imperativo mencionar que toda a proposta de trabalho se desenvolve por uma abordagem multidisciplinar.

BRUNO OCELLI UNGHERI
bruno.ocelli@yahoo.com.br