Journal Club - Espaço para encontros, troca de experiências e discussões dos trabalhos desenvolvidos na Universidade para a sociedade em momento de isolamento social

Journal Club teve início no momento paralelo ao início do isolamento social e foi motivado por relatos de alunos do laboratório XR4Good sobre a dificuldade de se manterem motivados em casa nestas condições. Encontros semanais foram organizados nos quais alunos vinculados ao laboratório apresentaram artigos e resultados parciais de suas pesquisas. O evento foi aberto se popularizando e recebendo sugestões de temas de interesse coletivo. Em um segundo momento, se tornou conhecido pelo público externo à comunidade e atualmente e teve adesão de participação destes. Em duas edições foram promovidos eventos online aberto ao público sendo o primeiro com 156 inscritos e o segundo 316 inscritos entre membros internos e externos a UFOP. Atualmente, O Journal Club tem recebido diversos pedidos e manifestações de temas para a comunidade. Além de ser um evento que ajuda pessoas que estão em casa durante a pandemia, o entendemos como uma ferramenta para o diálogo com a sociedade e portanto trata-se de uma proposta para oficializá-lo como atividade de extensão. A continuidade do projeto se dará pela melhoria contínua na preparação de discentes do curso de Ciência da Computação e outros cursos, em lidar com demandas do público bem como apresentar resultados de pesquisas e desenvolvimento tecnológico prioritariamente desenvolvidos na UFOP. O evento deve seguir com atividades focadas em discussão científica e ações voltadas para o público leigo. Além disso, buscamos avaliar as melhores ferramentas para prover o diálogo com a sociedade, mesmo que seja um volume grande de participantes.

SAUL EMANUEL DELABRIDA SILVA
saul.delabrida@ufop.edu.br