Laboratório de Instrumentação para o Ensino de História e Filosofia da Ciência (LABI-HFC)

Resumo:

Abordagens de História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências vêm ganhando espaço nos livros didáticos e nas pesquisas da área de Educação em Ciências. Tem aumentado o volume de relatos de pesquisas teóricas que trazem reflexões sobre a necessidade e importância de enfoques históricos e filosóficos na educação científica. Contudo, percebe-se que há um abismo entre o valor atribuído à HFC e a sua utilização concreta como conteúdo e como estratégia de ensino na educação básica. São inúmeras as dificuldades que se interpõem entre a teoria e a prática docente, desde a ausência de reflexões sobre HFC nos currículos dos cursos de formação inicial de professores da área até as dificuldades concretas de sua implementação nas aulas. A baixa carga horária das disciplinas e o volume dos conteúdos a serem ministrados são apontadas como uma dentre as dificuldades mais comuns expressadas pelos professores. A combinação desses e de outros fatores leva professores a não elegerem a HFC como conteúdo ou como estratégia de ensino, embora reconheçam sua importância para a educação científica. Análises das dificuldades da implementação da HFC no ensino têm demostrado que prevalece uma visão desta como um conteúdo auxiliar das ciências. As escassas iniciativas de uso de HFC, em sua maioria, apresentam visões da história como sucessão de eventos desconexos e concepções de filosofia da ciência com enfoques puramente gnosiológicos. Neste projeto extensionista pretende-se instrumentalizar professores de nível de ensino médio da rede pública de Ouro Preto para criarem abordagens interdisciplinares com base em uma concepção histórico-ontológica da HFC. Neste primeiro ano será criado como projeto piloto o Laboratório de Instrumentação para Ensino de História e Filosofia da Ciência (LABI-HFC) na Escola Estadual Desembargador Horácio de Andrade. O projeto também contará com a colaboração de professor e alunos do IFMG e se vinculará à disciplina MIF-109: Instrumentação para abordagens de ensino de História e Filosofia da Ciência ofertada para alunos de licenciatura da UFOP no primeiro semestre de 2020. Os alunos da disciplina serão envolvidos nas atividades desenvolvidas pelo projeto. Os resultados contribuirão para instrumentalizar professores de diferentes áreas (Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, etc) com o desenvolvimento de sequências de ensino e atividades interdisciplinares a partir das controvérsias científicas e de temas da HFC. O projeto potencializará a educação científica na escola promovendo a integração entre disciplinas, conteúdos e fomentando discussões acerca da Natureza da Ciência e ampliando a presença da linguagem científica no cotidiano da escola.

Responsável:
MARCOS MORAES CALAZANS