Literatura e jovens aprendizes: conhecendo as muitas tramas (de ontem e de hoje) que (re)constroem identidades

O presente projeto apresenta-se como um desdobramento do projeto “Literatura e jovens aprendizes: conhecendo as muitas tramas (de ontem e de hoje) que reconstroem identidades” que, ao longo de 2019.2 e 2020.1 procurou oferecer uma resposta à demanda da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Mariana, que acredita na necessidade de se realizar um trabalho de formação junto às/aos integrantes do “Programa Jovem Aprendiz”. A proposta anterior, buscava conhecer e mediar o processo de (re)construção de identidades dos sujeitos participantes do Programa Jovem Aprendiz da Prefeitura Municipal de Mariana, por meio do trabalho com as obras literárias produzidas por escritores/escritoras marianenses. Tendo em vista que os marcadores de gênero e raça, produtores de desigualdades econômicas, estão presentes nas trajetórias subjetivas, escolares e profissionais, pretendia-se utilizar a literatura como ferramenta para a promoção do reconhecimento identitário, reflexão e modificação social da realidade vivida pelos os/as jovens. As ações foram voltadas para sujeitos na faixa etária compreendida entre 16 e 21 anos, vinculados à instituição escolar, privilegiando os/as matriculados/matriculadas no primeiro ano do Ensino Médio. A proposta atual, novamente busca atender uma demanda das/dos jovens integrantes do programa de formação da Secretaria de Desenvolvimento Social e considerando a situação de pandemia, propõe uma prorrogação para dezembro/2020. Nesse sentido, esta nova etapa tem por objetivo oferecer assessoria para elaboração de redação do Enem, a jovens secundaristas, vinculados ao programa "Jovem Aprendiz", ampliando a articulação com o Centro Acadêmico de Letras - CALET/UFOP,o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena-NEABI/UFOP, o Movimento Negro de Mariana e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR.

CRISTINA CARLA SACRAMENTO
criss-tina@hotmail.com