Novo currículo, novas oportunidades para a comunidade

Resumo:

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil encerrou setembro de 2019 com uma taxa de desemprego de 11,8% que corresponde a 12,5 milhões de desocupados. Levando em consideração o cenário do ano de 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), o Brasil apresentou a maior taxa de desemprego entre os países latino-americanos e, além disso, essa taxa foi maior do que a média mundial e do que a dos países emergentes. Diante dessas circunstâncias, a criação de um currículo essencial para quem busca uma colocação e boas oportunidades no mercado de trabalho. Um currículo bem planejado, organizado e arquitetado tem impacto direto em quem está contratando e é por meio deste que será feita uma breve análise sobre o perfil e sobre as competências profissionais do indivíduo. Nesse cenário, o presente projeto propõe realizar mutirões para auxiliar na elaboração de currículos, de modo a ressaltar a importância da objetividade, da veracidade dos dados, da estruturação, do conteúdo, do leiaute e dos detalhes a serem observados. Espera-se, assim a) desenvolver habilidades de gestão de projetos entre os alunos; b) realizar a troca de experiências entre a UFOP e a comunidade de desempregados de Ouro Preto e região; c) promover a construção de conhecimento sobre a importância e a estruturação de um bom currículo; d) aumentar a motivação dos desocupados pela busca de oportunidades de trabalho. O projeto consiste em ações a serem realizadas pela equipe do Engenheiros Sem Fronteiras em fins de semana com o objetivo de confeccionar currículos, estes que serão elaborados com auxílio das plataformas Canvas e Word.

Responsável:
ANA LETICIA PILZ DE CASTRO