Preservação da mineralogia como divulgação da ciência e memória da Escola de Minas

Este projeto tem por objetivo geral promover a organização e modernização da catalogação dos minerais e gemas dos setores de mineralogia I, II e reserva técnica do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (MCT), de modo a possibilitar o resgate histórico da instituição e melhorar o acesso físico e digital ao acervo. Estima-se que no museu há cerca de 20.000 minerais que foram sendo colecionados ao longo dos anos, um dos maiores da América Latina, no entanto, a aferição desses dados continua na “estimativa”. Pois o registro dos minerais (como fórmula química, procedência, doador, nome científico e etc) ainda está em fichas de papel que, na maioria das vezes, não condizem mais com o mineral indicado, além disso, há um grande acervo enorme de espécimes minerais sem informações. Sendo assim, a rudimentariedade do armazenamento e a falta de organização culmina em uma progressiva perda da identidade histórica e científica da Escola de Minas. Além da organização e catalogação dos minerais, os objetivos aqui propostos envolvem a elaboração de kits de minerais para doações, organização de feiras e exposições temporárias, com intuito de reunir pessoas com diferentes conhecimentos, cultura e experiências de vida, estreitando os laços entre ciência e comunidade. Espera-se, com a concretização desse projeto, organizar de forma sistemática o acervo mineralógico, preservar de modo seguro os registros dos minerais e disponibilizá-los para o público, para que este possa usufruir de forma didática, prazerosa e plena o que o acervo tem a oferecer. São ações como estas, realizadas ao longo dos anos, que permitirão o resgate e fortalecimento do papel do museu como agente transformador da sociedade através da educação.

CASSANDRA TERRA BARBOSA
cassandra.terra@ufop.edu.br