PROJETO DE EXTENSÃO PDRIN – Prevenção da Doença Renal na Infância

O principal objetivo do trabalho é desenvolver ações para prevenção da doença renal na infância com atuação na comunidade por meio de campanhas, visitas aos serviços de saúde para realização de grupos operativos, divulgação das atividades do projeto na mídia, bem como realização de entrevistas de conteúdo instrutivo para os temas relacionados à prevenção da Doença Renal na Infância. Propõe-se ainda ministrar palestras sobre os diferentes assuntos relacionados ao tema, para orientação da população nas escolas e serviços de saúde, com o intuito de alertar sobre a prevenção da doença renal. À cada intervenção, é realizada uma avaliação da adesão da população, da frequência às palestras e atividades do grupo e do grau de conhecimento da população em relação aos temas. As atividades se inciam com um pré- teste e finalizam-se com um pós-teste para avaliação do efeito das ações realizadas sobre a mudança de comportamento e conhecimento da população. O grupo de extensão trabalha também em conjunto com o grupo de pesquisa PDRIN realizando a aplicação de questionários relativos ás pesquisas propostas, rastreando pacientes para o ambulatório de nefrologia pediátrica, identificados durante as ações nos diversos setores de atuação, realizando busca ativa de Recém nascidos - RNs portadores de anomalias renais congênitas - CAKUT nas maternidades Santa Casa de Ouro Preto , onde também realiza grupos operativos e palestras sobres temas relacionados aos problemas renais no período neonatal. Público alvo: Alunos de medicina após o sexto período. Total de 10 alunos.

KERLANE FERREIRA DA COSTA GOUVEIA
kerlaneg@gmail.com