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PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

 

 

Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES

Proponente: Prof.ª Anelise Andrade de Souza (DEARQ)

O programa tem por objetivo propor e executar projetos de pesquisa e extensão relacionados à temática do desenvolvimento local em Ouro Preto e Mariana, tanto no que se refere aos seus aspectos socioeconômicos quanto ambientais. Trata-se de uma proposta multidisciplinar que busca o fortalecimento da economia local por meio da diversificação das suas estruturas produtivas. O NUPEDES foi criado  como um núcleo de pesquisas e um centro de extensão e tem atuado principalmente em projetos direcionados à agricultura familiar, considerando que  é uma atividade com grande potencial de gerar desenvolvimento local em sua área de atuação.

Propostas ativas vinculadas:

  • Agricultura Familiar e agroecologia na região dos Inconfidentes;
  • “Alimentando o futuro”: geração de trabalho e renda para mulheres da comunidade Cafundão a partir da produção e da comercialização de alimentos saudáveis e sustentáveis;
  • Circula Agricultura;
  • Desidratador solar de alimentos;
  • Mulheres de ASAs: artesanato empreender com mulheres rurais ;
  • Núcleo de estudos em agroecologia da região dos inconfidentes - NEA inconfidentes.

Site: https://sites.ufop.br/nupedes/home


ELOS - Esporte e Lazer na Região dos Inconfidentes

Proponente: Prof. Bruno Ocelli Ungheri (DEEFD)

O Programa ELOS se apresenta como pilar da interlocução entre a Universidade Federal de Ouro Preto e as instituições públicas com interesse na promoção do lazer e do esporte na Região dos Inconfidentes. Sob esse prisma, almeja comportar projetos institucionais vinculados à promoção de oficinas sistemáticas e assistemáticas de práticas de esportivas e de lazer, ao aporte técnico para promoção de políticas públicas e ao planejamento estratégico de ações regionais comprometidas com a inclusão dessas temáticas na agenda política municipal. 

Propostas ativas vinculadas

  • CONSOTIUM - Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento do Lazer e do Esporte na Região dos Inconfidentes;
  • ELO Estrela do Oriente: Melhor Idade em Movimento.

Site da UFOP: https://www.ufop.br/noticias/comunidade/projeto-elos-firma-parceria-com-prefeitura-de-joao-monlevade-em-prol-do-esporte

                        https://ufop.br/noticias/esporte-e-lazer/projeto-elos-alcanca-resultados-positivos-no-lazer-e-esporte-da-regiao


ESPAÇOS PÚBLICOS EM OURO PRETO: APOIO ÀS INICIATIVAS MUNICIPAIS DE REQUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DE LAZER E DE MOBILIDADE

Proponente: Prof.ª Alice Viana de Araújo (DEARQ)

Esta ação visa dar continuidade ao apoio dado à Prefeitura Municipal de Ouro Preto na realização de projetos de intervenção em espaços livres de uso público da cidade. Desde 2019 o Grupo de Pesquisa e Extensão Plus Ultra, vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto, colabora com a PMOP em diversas iniciativas, como: o desenvolvimento de projetos de requalificação de espaços livres de uso público consolidados; a elaboração de manuais de manejo de jardins públicos; a consultoria em projetos de espaços públicos dedicados ao lazer ativo; o desenvolvimento de projetos de melhoria da mobilidade urbana; projetos de parcelamento do solo para fins de interesse social, entre outros.

Propostas ativas vinculadas:

  • A produção de HIS no distrito sede de Ouro Preto: o caso REURB/Novelis
  • Espaços públicos e lazer ativo: requalificação do Complexo Esportivo de São Bartolomeu (concluído)
  • Requalificação urbanística da área do entorno da Ponte do Zé Vieira, no Alto da Cruz
  • Requalificação Urbanística do Largo dos Contos
  • Travessia Bauxita

Instagranhttps://www.instagram.com/plusultraufop/


Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)

Proponente: Prof.ª Ada Magaly Matias Brasileiro. (DELET)

O LALIN toma como objetivo principal reunir ações e reflexões na área de conhecimento do ensino e da aprendizagem de linguagens. Contemplando os níveis de ensino básico e superior, incluindo iniciativas educacionais formais e informais, promovendo o diálogo entre grupos de pesquisa, grupos de estudo, disciplinas de formação docente, pesquisas de iniciação científica e de pós-graduação, de programas institucionais e governamentais e, sobretudo, fortalecendo o diálogo entre comunidade e universidade, o LALIN pretende se estruturar em uma rede de cooperação ampla e horizontal entre professores da Educação Básica e do Ensino Superior, gestores, pais, alunos e outros sujeitos interessados em uma educação socialmente significativa e possível. Tais ações serão concebidas por meio dos diálogos com os sujeitos das comunidades educacionais parceiras e das demandas observadas no interior da UFOP.

Propostas ativas vinculadas:

  • A construção dialógica da identidade em entrevistas narrativas realizadas por alunos de Ouro Preto com a comunidade;
  • A fresta da palavra: leituras e escritos para mulheres em privação de liberdade;
  • CEMELE - Memorial de línguas, culturas e ensino da UFOP;
  • Do chão da escola para o da Universidade: aprendendo com quem faz; 
  • Escrevendo com(o) professores;
  • Expressões Narrativas Inconfidentes;
  • Libras na UFOP;
  • Língua Portuguesa: Lacunas Nossas de Todo Texto;
  • Os gêneros do discurso profissional e o métier docente;
  • Prestenção!;
  • Projeto ARTERIAL: a multiplicidade da linguagem expressa nas manifestações artísticas da comunidade interna e externa à UFOP;
  • Saberes e linguagens para uma formação cidadã.

E-mail: lalin@ufop.edu.br

Instagran: lalinichs


Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes

Proponente: Prof.ª  Maria Célia Da Silva Lanna. (DECBI)

O Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes, congrega ações em diversos atores e campos do conhecimento na busca de formas diferenciadas de combate à proliferação dos insetos transmissores de doenças virais. A evolução da Dengue no Brasil mostra que é um problema de saúde pública que exigirá uma vigilância ainda por muitos anos. Assim o Programa permite diálogo com vigilância em saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde dos munícipios de Ouro Preto, João Monlevade, Mariana e Itabirito, desenvolvendo as ações educativas nos diferentes segmentos das comunidades e representam importante papel para o controle de doenças coletivas principalmente para aquelas para as quais ainda não há vacinas estabelecidas como é o caso da Dengue.  

Propostas ativas vinculadas:

  • Capacitação de professores e alunos para utilização de computadores e desenvolvimento de atividades educativas vinculadas ao Programa de Enfrentamento do Aedes aegypti;
  • Conhecendo e combatendo os vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika - Uma proposta de formação continuada para os sujeitos da escola;
  • Formação Continuada para Agentes de Saúde de Ouro Preto no Combate aos vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika em Parceria da UFOP e Secretaria de Saúde Municipal e Ouro Preto;
  • Impressão de modelos 3D das fases evolutivas do Aedes aegypti para uso em aulas de ciências em escolas de João Monlevade  e Digitais;
  • Oficinas educativas em sala de espera das UBS's para o enfrentamento da dengue e demais epidemias emergentes;
  • Produção de kits educativos a partir de modelos 3D das fases evolutivas do Aedes aegypti para uso em aulas de ciências em escolas de João Monlevade;
  • Qualidade do Saneamento básico, Manejo Ambiental no Enfrentamento às Arboviroses e demais Endemias em ações presenciais e digitais;
  • Sistema de conscientização da dengue na cidade de João Monlevade;
  • Utilização da Tecnologia LoRaWAN com instrumentação eletrônica embarcada para mensurar variações climáticas sazonais correlacionadas à ovitramps, e Georreferenciamento de ações da Vigilancia Sanitária no combate ao Aedes aegypti nas cidades de João Monlevade e Ouro Preto;
  • Educação Sobre Dengue com Auxílio da Impressão 3D;
  • Oficina de Stop Motion: Arte, Educação STEAM e Prevenção da Dengue através da Educação Ambiental.

Fonte: Radio Ufop - Frutos da Extensão: https://open.spotify.com/episode/27z26qeX249HcuF3y75tMI

Fonte: Site da Ufop - https://ufop.br/noticias/extensao-e-cultura/projeto-de-combate-dengue-em-joao-monlevade-leva-experiencia-ao-peru

Fonte: Linkedin da UFOP - https://www.linkedin.com/posts/ufop_projeto-mapeia-regi%C3%B5es-de-jo%C3%A3o-monlevade-activity-6914983345470750721-S6_L/?trk=public_profile_like_view&originalSubdomain=pt

Fonte: Site da UFOP https://www.ufop.br/noticias/internacionalizacao/atividade-extensionista-da-ufop-promove-acao-humanitaria-de

Instagran: projetodengueufop


Programa Estação Ouro Preto

Proponente: Prof.ª Neide das Graças de Souza Bortolini. (DEART)

O Programa de Extensão Estação de Ouro Preto abre as possibilidades artísticas, educacionais e culturais e torna-se um centro de integração de atividades da Universidade Federal de Ouro Preto, seja pela via dos estágios curriculares dos cursos de Artes Cênicas, Música, Letras, Museologia, Medicina, seja pelas pesquisas que essas iniciativas geram em contato com as pessoas da cidade e com a cultura.

Propostas vinculadas: Inativo

  • Circus: Circo Social, Artes Cênicas, Capoeira de Angola;
  • Espaço Expositivo da Estação de Trem: preservação e educação;
  • Vagão Sonoro;
  • Vagão Biblioteca.

Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores

Proponente:  Prof. Leandro Silva de Paula. (DEEDU)

O Programa desenvolve um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Propostas ativas vinculadas:

  • As escolas de Mariana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil;
  • Atuação da Ufop com a Escola nas Ações Promovidas pela Mesa Permanente;
  • Diálogos com a coordenação pedagógica: A/O pedagoga/o e sua prática;
  • Diálogos entre Universidade, Educação Básica e Sociedade Civil ;
  • Documentação narrativa de experiências pedagógicas: ouvindo os(as) educadores da Região dos Inconfidentes por meio da Revista Pró-Professor 
  • Grupo de Estudos do Giracampo - Educação do Campo em Movimento; 
  • Oficina de alfabetização e letramento;
  • Práticas Educativas Mediadas por Tecnologias.

Site: https://ufopcomaescola.ufop.br/sobre

Instagran: ufop.com.a.escola


Projeto Rondon: experiência de vida e promoção de cidadania

Proponente: Prof. Felipe de Campos Loch (DECIV)

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal atrelado aos Governos Estadual e Municipal que, juntamente das Instituições de Ensino Superior, promovem ações que estimulam o desenvolvimento de cidades e comunidades de regiões pré-estabelecidas. É focado em trabalhar em projetos de interesse social, que acrescentem no desenvolvimento local e sustentável e que agreguem valor na construção da cidadania dos envolvidos. Portanto, é necessário que o desenvolvimento de tais ações seja trabalhado de forma a conceder benefícios permanentes à comunidade. No meio universitário, o Projeto busca fixar valores de responsabilidade social, fortalecimento da cidadania e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É importante citar também que o Projeto oferece a oportunidade do universitário se inserir em uma realidade, na maioria das vezes, diferente daquela a qual ele está submetido e obter um senso crítico mais realista sobre o país. O programa de extensão proposto contém, em sua essência, as diretrizes básicas esperadas para as atividades de extensão, como a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em um processo interdisciplinar, educacional e cultural, visto que, na prática, haverá cooperação de alunos vinculados a diversos cursos de toda a UFOP. O resultado esperado com esta proposta é a integração dialógica entre a universidade e a sociedade, construindo, dessa forma, o conhecimento com base na troca de saberes, vivências, experiências e competências.

Propostas ativas vinculadas:

  • Projeto Rondon: incentivo a tecnologia e produção
  • Projeto Rondon: vivências em meio ambiente e geração de renda

 E-mail: projetorondon@ufop.edu.br

Fonte Radio UFOP: Fruto da extensão: https://open.spotify.com/episode/2iwdb3uQewiZTlgjlnok0N


Sujeitos de suas histórias

Proponente: Prof.ª Karina Gomes Barbosa Da Silva. (DECS)

O programa situa comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas verbo-visuais, audiovisuais, sonoras, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos, em busca de captar e construir identidades, demarcar direitos e erigir imaginários, bem como desconstruir preconceitos e propor imaginários alternativos. Narrativas que propõem alternativas de representação, comunicação e jornalismo. São ações ligadas a narrativas orais, sonoras e verbo-visuais, ao jornalismo cívico e à comunicação enquanto direito humano, prática social e dimensão fundamental da vida.

Propostas ativas vinculadas:

  • A Sirene: modelos de negócios em novos arranjos produtivos jornalísticos
  • A Sirene: práticas cidadãs de jornalismo em comunidades atingidas;
  • A Sirene: redes de visibilidade e ação jornalísticas em comunidades atingidas;
  • Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana;
  • Memórias do trauma;
  • Pequenos Ouvintes;.
  • Reterritorialização: novos espaços e novos sujeitos.

Site: www.sujeitosdesuashistorias.org

Instagran: sujeitosdesuashistorias


UFOP ABERTA

Proponente: Prof. Jorge Luís Costa. (CEAD)

A UFOP ABERTA é uma plataforma que oferece de cursos de curta duração e aperfeiçoamento na modalidade a distância. Poderão ser ofertados os mesmos cursos de forma semipresencial ou com a mediação de tutores e ou professores, embora não seja o foco inicial do projeto. O projeto se divide em três linhas de atuação: Cursos para a comunidade; Capacitação de Servidores e Atividades Complementares de Cursos de Graduação. Os cursos para a comunidade consistem em cursos dos mais variados temas e com acesso a qualquer interessado. A capacitação de servidores se destina a prover cursos que sejam de interesse dos servidores da Universidade e que auxiliem na melhoria do desempenho de suas atribuições. As atividades complementares de cursos de graduação visa disponibilizar atividades complementares de interesse dos colegiados de curso de graduação, que possam complementar a formação dos alunos.

Propostas ativas vinculadas:

  • UFOP ABERTA - Graduandos;
  • UFOP ABERTA - Público Geral;
  • UFOP ABERTA - Servidores públicos de todas as esferas.

Site: https://aberta.ufop.br


UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira: saúde, trabalho e inovação para acolhimento e empoderamento dos moradores do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais

Proponente: Prof. Aisllan Diego De Assis. (DEMSC)

Antônio Pereira, distrito da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade Ouro Preto/MG, conta com uma população de 5.200 habitantes. O distrito é dividido em dois grandes espaços urbanos: o conjunto original e histórico, com construções mais antigas, e uma área mais recente, um pouco distante do centro e implantada há poucas décadas, a Vila Residencial de Antônio Pereira, construído para abrigar trabalhadores da mineradora Samarco. Em comunidades de interesse histórico, ambiental, econômico e cultural, muitos jovens crescem distanciados das potencialidades locais, da importância do espaço que habitam e da cultura em que estão inseridos. E, muitas vezes, a juventude não tem consciência do compromisso que tem de vivenciar, de conservar e de transformar os bens naturais, materiais e imateriais. Com isso as pessoas contempladas com as atividades que serão desenvolvidas estarão sendo preparadas para o mundo do trabalho e também para melhoria psicossocial da comunidade.

Propostas ativas vinculadas:

  • Acalento: grupo de acolhimento de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais.;
  • Oficinas de panificação, quitandas e bioembalagens de cera de abelhas no distrito de Antônio Pereira;
  • Pereira.LAB! - Curso de Informática e Robótica.

Fonte: Site da UFOP: Encerramento da 1ª fase da ação  . 

                                   https://www.ufop.br/noticias/extensao-e-cultura/de-maos-dadas-com-antonio-pereira-integra-2a-feira-de-artes-quitandas-e

                                   https://www.ufop.br/noticias/extensao-e-cultura/trabalho-do-programa-de-pesquisa-e-extensao-de-maos-dadas-com-antonio

Fonte: Radio Ufop :  https://radio.ufop.br/podcasts/frutos-da-extensao