A Extensão no Brasil

Política Nacional de Extensão

Esse documento, que norteia o trabalho de Extensão nas Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, é fruto da discussão promovida nos Fóruns Nacionais de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX). O texto se baseia no Plano Nacional de Extensão Universitária que visa articular, de forma efetiva, o espírito constitucional da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no ambiente universitário. São abordados os objetivos, caminhos, contextos, conceitos, princípios, diretrizes, recursos, avaliação, desafios e agenda estratégica da Extensão Universitária.

Fórum Nacional de Pró-Reitores

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

São membros natos do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, com direito a voz e voto, os Pró-Reitores de Extensão e titulares de órgãos congêneres das Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras.

Plano Nacional de Extensão

Documento fruto da discussão promovida nos Fóruns Nacionais de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX) traçando metas, objetivos, métodos e avaliação da Extensão Universitária.

Diretrizes para as Ações de Extensão Universitária

A Resolução CNE/CES Nº 7/2018 estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024.

Estruturam a concepção e a prática das Diretrizes da Extensão na Educação Superior:

I - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;

II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;

III - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais;

IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.