skip to content

Extensão discutida no Conselho Nacional de Educação

A área da Extensão universitária passa por um período de efervescência nas suas instâncias de gestão.

Por um lado, há uma grande mobilização das universidades, principalmente as públicas, para fazer valer metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, oficializado pela lei federal 13.005/2014. Uma das metas do referido Plano estabelece que, pelos menos, 10% da carga horária dos cursos de graduação no país se realizem através de atividades de Extensão.

Paralelo a isto, o Conselho Nacional de Extensão está discutindo uma Resolução que define diretrizes para a Extensão Universitária nas instituições de educação superior brasileiras.

Em 17 de setembro último, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) participou da Audiência Pública convocada pelo Conselho Nacional de Educação para debater o assunto. A reitora da UFOP, professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, e o pró-reitor de Extensão, prof. Marcos Knupp, estiveram presentes.

Veja a minuta da resolução que está sendo discutida.

Veja também

Resultado parcial da seleção de bolsistas do programa "Bolsas Santander Graduação"

16 Setembro 2019

A PROEX informa quais os candidatos estão aptos a realizarem a entrevista para o programa "Bolsas Santander Graduação" nos dias e horários indicados no edital. Para mais informações, confira o edital .

Um Campus Aberto só da meninada!

13 Setembro 2019

No dia 01 de setembro, a escola de Educação Fisica realizou a 2ª Volta da UFOP, dentro das comemorações dos 50 anos da universidade. Paralelo à Volta, aconteceu mais uma edição do o Campus Aberto, projeto de extensão coordenado pelo prof. Héber de Paula. Mais voltado para crianças, o evento foi denominado "Campus Aberto...

Calouros e alunos do Morro Santana no Trem da Vale

13 Setembro 2019

Coordenado pela professora Maria do Carmo Pires, do Departamento de Turismo, e com apoio da PROEX, o Passeio de Trem tem como objetivo trabalhar a Educação Patrimonial nos espaços das estações do Trem da Vale de Ouro Preto e de Mariana, e nos percursos que o trem realiza nas sextas-feiras. O projeto envolve alunos...