skip to content

Goiabeiras, Piedade e ... bandejão?

A PROEX continua articulando produtores rurais da região para fornecerem alimentos aos restaurantes da UFOP.

Na última quinta-feira  (23) aconteceu uma reunião com a presença de representantes das associações de produtores familiares de Piedade de Santa Rita (Ouro Preto) e de Goiabeiras (Mariana), da Emater de Ouro Preto e de Mariana, de coordenadores de projetos de Extensão da UFOP ligados ao tema e dos pró-reitores Marcos e Wilson, além dos secretários municipais de Agropecuária de Ouro Preto, Gabriel Correa de Souza, e de Desenvolvimento Rural de Mariana, Wander Moreira Alves.

Ficou combinado que a UFOP apresentaria às duas associações a lista de gêneros necessários para abastecer os restaurantes universitários em 2018. Os produtores vão analisá-la e informar o que podem fornecer.

Passo seguinte, a UFOP faz uma chamada pública para compra dos produtos. Pela lei federal, associações de produtores locais têm preferência para serem contratadas.

Esse esquema já funcionou em 2017. A UFOP é a única universidade de Minas Gerais a encarar o desafio da lei, que obriga a que pelo menos 30% de gêneros para alimentação escolar sejam adquiridos no Programa da Agricultura Familiar.

A ideia é ampliar o fornecimento para 2018, ajudando a fixar o produtor e sua família no campo, gerando renda na região e oferecendo alimentação de qualidade à comunidade da UFOP.

Veja também

Sua ideia pode virar um empreendimento

15 Agosto 2018

O professor André Luís Silva, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Minas, desenvolveu e coordena o projeto Labor. Nesse projeto, alunos de graduação são treinados para prestar consultoria a todos que possuem uma ideia ou empreendimento em andamento. No Labor, os consultores irão auxiliar as pessoas a...

PROEX seleciona novamente estagiários de Jornalismo

14 Agosto 2018

A PROEX abriu novamente inscrições para a seleção de alunos do curso de Jornalismo interessados em fazer o estágio obrigatório do curso, não remunerado, atuando na área de Comunicação da PROEX. Serão ofertadas 3 (três) vagas de 20 (vinte) horas semanais, totalizando 340 horas no 2º semestre letivo de 2018. Podem se...