Goiabeiras, Piedade e ... bandejão?

A PROEX continua articulando produtores rurais da região para fornecerem alimentos aos restaurantes da UFOP.

Na última quinta-feira  (23) aconteceu uma reunião com a presença de representantes das associações de produtores familiares de Piedade de Santa Rita (Ouro Preto) e de Goiabeiras (Mariana), da Emater de Ouro Preto e de Mariana, de coordenadores de projetos de Extensão da UFOP ligados ao tema e dos pró-reitores Marcos e Wilson, além dos secretários municipais de Agropecuária de Ouro Preto, Gabriel Correa de Souza, e de Desenvolvimento Rural de Mariana, Wander Moreira Alves.

Ficou combinado que a UFOP apresentaria às duas associações a lista de gêneros necessários para abastecer os restaurantes universitários em 2018. Os produtores vão analisá-la e informar o que podem fornecer.

Passo seguinte, a UFOP faz uma chamada pública para compra dos produtos. Pela lei federal, associações de produtores locais têm preferência para serem contratadas.

Esse esquema já funcionou em 2017. A UFOP é a única universidade de Minas Gerais a encarar o desafio da lei, que obriga a que pelo menos 30% de gêneros para alimentação escolar sejam adquiridos no Programa da Agricultura Familiar.

A ideia é ampliar o fornecimento para 2018, ajudando a fixar o produtor e sua família no campo, gerando renda na região e oferecendo alimentação de qualidade à comunidade da UFOP.