skip to content

Outubro Rosa no Campus Aberto

No sábado 20 de outubro, o campus Morro do Cruzeiro recebeu a 11ª edição do Programa Campus Aberto. Dessa vez, o evento foi todo voltado para as mulheres, em apoio à Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Fios de Solidariedade

Promovida pela UFOP há cinco anos, a campanha recebeu cerca de 150 doações de mechas de cabelo nesta edição. Os fios doados são destinados à confecção de perucas para mulheres diagnosticadas com câncer, e são colhidos através de cortes de cabelo gratuitos. Maquiagem, manicure e design de sobrancelha também foram oferecidos.

Ações para a comunidade em geral

Além das iniciativas ligadas ao aumento da autoestima das mulheres, também foram realizadas atividades para crianças, ações educativas sobre saúde — como um estande em que se ensinava a lidar com a menopausa e outro que abordava a saúde do colo do útero —, e atividades sobre preservação do meio ambiente, entre outras. Doação de mudas e sementes, doação de cães, pintura facial para crianças, roda de leitura, cuidados com a alimentação, roda de capoeira, confecção de bijuterias e de crochê — diversas ações animaram e divertiram pessoas de todas as idades durante a manhã e a tarde.

Entre os projetos e programas da Universidade que levaram ações para o evento estão: "Biblioterapia UFOP: Tratando o corpo pela alma"; "Plantas, Mulheres e Saberes"; "Âmbar: Desafios e ações em saúde da mulher"; "Mais saúde: Práticas integrativas em saúde e prevenção em saúde"; "Conversando sobre conservação de espécies da fauna em comunidades do entorno da Floe-Uaimuií"  e "Carro Biblioteca".