skip to content

Pré-fórum microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

De 11 a 18 de maio será realizado o Pré-fórum microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. O Pré-fórum tem o objetivo de convidar e preparar para o 5º Fórum, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de setembro de 2021. 

O 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME). O evento vem sendo construído desde agosto de 2020, e conta com apoio e solidariedade de pessoas do Brasil e América Latina. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e as Prefeituras Municipais de Mariana, Ouro Preto e Itabirito são parceiras do evento. 

No ano de 1987 foi promulgada a Carta de Bauru, que deu origem ao Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, a moção adotou o dia 18 de maio como data de lembrança, combate e protestos contra o modelo manicomial violento que por anos, violou os direitos de milhares de pessoas dentro e fora do Brasil. A realização do Pré-fórum nesta data marca também um posicionamento de resistência e luta antimanicomial. 

A programação do evento é gratuita e será transmitida pelo Facebook e canal do Youtube da ABRASME, e contará com recursos de acessibilidade. O Pré-fórum contempla atividades de arte, cultura, debates, oficinas e compartilhamento de conhecimentos sobre direitos humanos e saúde mental. Além disso, o evento corrobora a necessidade de integração, consolidação e expansão da Rede de Atenção Psicossocial das três cidades parceiras.

Veja abaixo a programação completa do Pré-fórum, e também acesse documentos que constituem referências importantes para o movimento antimanicomial. 

Programação Completa Pré-fórum

Manifesto de Bauru (1987)

Carta de Bauru 30 anos (2017)