Proex aprova a continuidade de 170 ações durante isolamento

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura aprovou a continuidade de 170 ações que serão realizadas durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais. Esse quantitativo é fruto de um esforço conjunto entre PROEX e coordenadores e coordenadoras de ações de extensão universitária, que entenderam ser possível adequar os planos de trabalho para a realidade que estamos vivendo no período de enfrentamento à pandemia de COVID-19.

Veja o resultado aqui.

Logo que a reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto, de 17 de março de 2020, deliberou pela suspensão das atividades acadêmicas presenciais os servidores da PROEX elaboraram orientações visando a adequação dos planos de trabalho das ações de extensão para o momento que estamos vivendo. “É claro que foi um desafio para a maioria dos coordenadores de ações, porque a extensão é sobretudo uma prática que se realiza junto às comunidades. Mas nós entendemos que nesse momento é preciso estimular o trabalho em grupo, solidário e pautado na perspectiva da cidadania, que caracteriza a extensão universitária no Brasil”, afirma Gabriela de Lima Gomes, Pró-reitora Adjunta de Extensão.

Algumas das ações foram adaptadas para colaborarem diretamente no combate ao coronavírus, tais como o projeto Farmácia de Ouro, coordenado pela Profª Renata Rezende (DEFAR), que está desenvolvendo material informativo sobre medicamentos utilizados para o tratamento da COVID-19. O Projeto HAART - Humanização da Assistência Através das Artes, coordenado pela Profª Kerlane Gouveia (DECPA) também atua no sentido de auxiliar em campanhas de doações, divulgação de informações e desenvolvimento de material a ser utilizado em eventuais necessidades de serviços de saúde e instituições. O projeto NUTRISIM - Atenção Nutricional na Síndrome Metabólica, coordenado pela Profª Júlia Carraro (DENCS), foi adaptado para oferecer informações nutricionais para o combate à pandemia.

Algumas ações acontecerão totalmente à distância, como o projeto Aula de Felicidade, coordenado pela Profª Eleonice Santos (DEALI), que disponibiliza nas redes sociais um conteúdo bem humorado para ajudar estudantes do ensino médio a driblar a pandemia e a superar a crise. O curso Investigo Eu: autoconhecimento através de Kundalini Yoga, coordenado pela Profª Lívia Andrade (DEBIO) se propõe a colaborar para a manutenção da saúde física e emocional dos participantes por meio de aulas online.

Além dessas, muitas outras ações de extensão serão realizadas, envolvendo atividades de sistematização de dados, planejamento e elaboração de materiais para serem utilizados junto às comunidades no retorno das atividades presenciais.