skip to content

PROGRAMA UFOP E IFMG DE MÃOS DADAS COM O PEREIRA

Desde 2019, a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP vem conversando com a empresa Samarco sobre a importância de se desenvolver ações integradas no distrito de Antônio Pereira. A ideia era iniciar algumas atividades já em 2020 junto àquela comunidade.

No entanto, a pandemia adiou os planos, mas as conversas não pararam. A mesa cresceu e envolveu diversas entidades do Pereira, como o distrito é carinhosamente chamado. A construção da proposta passou a ser coletiva, envolvendo representantes da Associação Arte Mãos e Flores, Associação das Costureiras Vale da Benção, Associação Mãos que Brilham, Grupo de Desenvolvimento de Antônio Pereira (GDAP), Casa Escola, Brigada do Bombeiro Civil, Campo Manuel Furtado, Igrejas Católicas e Batista, Associação Musical Senhora da Lapa e Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo. Além dessas entidades, instituições e órgãos públicos do distrito também se envolveram: Escola Estadual Daura de Carvalho, Escola Estadual Antônio Pereira, UBS (Unidade Básica de Saúde), SINE-Serviço Nacional de Emprego, CRAS-Centro de Referência da Assistência Social e Rede de Atenção Psicossocial, esses três últimos ligados à Prefeitura Municipal. Coroando essa articulação, professores do IFMG/Ouro Preto entraram na conversa para também contribuir.

O grupo participou de um Edital Interinstitucional da UFOP, UFMG, UFV e IFMG/OP, com recursos da Vara do Trabalho de Ouro Preto e do Ministério Público do Trabalho advindos de multas trabalhistas decorrentes do rompimento da barragem da Samarco

Foi apresentada um Programa elaborado em conjunto pela UFOP com o IFMG/OP, a Samarco e as entidade do distrito. O Programa, denominado “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira”, prevê o desenvolvimento de três ações extraídas de demandas apresentadas pela própria comunidade:

  1. Acalento - grupo de cuidado e acolhimento de Antônio Pereira

Os grupos de acolhimento são dispositivos de saúde mental voltados para a recepção, acolhimento e acompanhamento de pessoas em sofrimento psíquico.

  1. Curso profissionalizante de panificação e quitandas

Oficinas de cunho profissionalizante ofertadas a 3 turmas com capacidade para 10 alunos cada, totalizando 30 alunos.

  1. Pereira.LAB! - Curso de Informática e Robótica

Coletar computadores que seriam descartados, fazer uma triagem e separar peças e componentes que podem ser utilizados na construção mecânica de robôs. Realizar treinamento em manutenção para os membros da comunidade envolvidos.

As atividades serão coordenadas pelos professores da UFOP Aisllan Diego de Assis (Medicina), Cristiano Luís Turbino de França e Silva (Engenharia de Produção) e Silvia Mendonça Vieira (Ciência e Tecnologia de Alimentos), além dos técnico-administrativos Flávio Andrade e Gilceia Freitas Magalhaes (PROEX).

A proposta foi aprovada no citado Edital, garantindo recursos que complementarão apoio da Samarco para o desenvolvimento do Programa.

Nessa segunda feira 19 de abril, acontecerá o momento inicial dos trabalhos. Em reunião que contará com a presença da reitora da UFOP, do diretor geral do IFMG, da Samarco e de entidades do distrito, será celebrada a aprovação do Programa no edital e definido os primeiros passos.

Veja também

Termos: imagem e direitos autorais

17 Maio 2021

Abaixo você encontrará propostas de termos para solicitar a autorização de uso de imagem e também para a declaração de autoria e cessão de direitos autorais. Ressaltamos que os modelos abaixo são modelos gerais que podem (devem) ser adaptados para situações específicas. TERMO DE AUTORIZAÇÃO GRATUITA DE USO DE IMAGEM PARA...

Prorrogado o prazo para inscrições na 2ª Mostra Multi

11 Maio 2021

A Coordenadoria de Cultura da Proex prorrogou hoje, dia 11 de maio, o prazo para submissão de propostas à 2ª Mostra Multi da UFOP . O formulário de inscrição estará aberto até o dia 31 de maio de 2021 . As novas propostas poderão solicitar o apoio de até 3 bolsistas por um período de quatro meses , referentes aos meses...

Pré-fórum microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

7 Maio 2021

De 11 a 18 de maio será realizado o Pré-fórum microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental . O Pré-fórum tem o objetivo de convidar e preparar para o 5º Fórum, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de setembro de 2021. O 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será promovido pela Associação Brasileira de...