skip to content

Seleção pública para empreendedores e artesãos em eventos institucionais da UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), publicou o edital EDITAL Nº 1/2026,  referente aos termos e condições destinados ao credenciamento de interessados à comercialização de produtos durante eventos institucionais no exercício de 2026. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 15/05/2026 e 22/05/2026, pelo e-mail chamadapublica@ufop.edu.br, atendendo a documentação exigida.

A seleção busca contemplar artesãos, produtores familiares, vendedores ambulantes e empreendimentos similares, sediados em Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e Ipatinga/MG, conforme o local do evento.

Poderão ser comercializados produtos artesanais, lanches, refeições rápidas, bebidas não alcoólicas. Também será admitida a venda de produtos da agricultura familiar. 

Serão selecionados até 20 inscritos para cada evento, distribuídos em: 
I – até 03 (três) comerciantes de bebidas;
II – até 05 (cinco) vagas para venda de comidas;
III – até 02 (duas) vagas para venda de doces;
IV – até 02 (duas) vagas para venda de sorvetes, picolés, açaí e/ou milk shake;
V – até 08 (oito) vagas para venda de produtos artesanais e itens afins.

Entre as restrições previstas no edital, está a proibição da venda de produtos em embalagens de vidro e de alimentos comercializados em espetos com ponta perfurante. O guia de expositor também está disponível para consulta.

Os resultados serão divulgados no site oficial da universidade.

Confira o edital completo, acesse o cronograma de eventos institucionais de 2026, o formulário de inscrição e a documentação necessária.