skip to content

UFOP amplia a compra de gêneros da Agricultura Familiar

A UFOP tem assumido a liderança no estado de Minas Gerais e até no país no tocante à aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para abastecer os restaurantes universitários.

Dando mais um passo nesse processo, no último dia 20, sexta-feira, representantes do Restaurante Universitário e da PROEX, do Programa de Extensão “Agricultura Familiar na UFOP”, do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), do projeto de Extensão “De Escolas Urbanas a Escolas do Campo: implementação das Diretrizes Para a Educação Básica nas Escolas Estaduais do Campo na Região dos Inconfidentes”, e o Superintendente de Apoio à Produção Sustentável da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário foram guiados pelo professor Maurício Leonard do DEARQ e pelo agricultor familiar Tufir pelas hortas da Comunidade de Goiabeiras, distrito do município de Mariana.

Um dos objetivos da visita foi conhecer de onde vêm parte das verduras e hortaliças que são consumidas nas refeições do Restaurante Universitário da UFOP. O grupo também visitou a escola municipal Joaquim Emílio Baptista, com a qual serão estabelecidas parcerias em alguns projetos, em especial o Festival da Terra, que acontecerá em breve.

Raquel Leite, servidora da Proex, afirmou que a agroecologia precisa florescer na região e a compra direta via agricultura familiar foi um das primeiras ações para isso. “Precisamos seguir no estudo, suporte e desenvolvimento de sistemas produtivos que preservem os recursos naturais e sejam socialmente justos, economicamente viáveis e culturalmente sensíveis, e a Universidade precisa ser protagonista nesse processo”.

Veja também

Sua ideia pode virar um empreendimento

15 Agosto 2018

O professor André Luís Silva, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Minas, desenvolveu e coordena o projeto Labor. Nesse projeto, alunos de graduação são treinados para prestar consultoria a todos que possuem uma ideia ou empreendimento em andamento. No Labor, os consultores irão auxiliar as pessoas a...

PROEX seleciona novamente estagiários de Jornalismo

14 Agosto 2018

A PROEX abriu novamente inscrições para a seleção de alunos do curso de Jornalismo interessados em fazer o estágio obrigatório do curso, não remunerado, atuando na área de Comunicação da PROEX. Serão ofertadas 3 (três) vagas de 20 (vinte) horas semanais, totalizando 340 horas no 2º semestre letivo de 2018. Podem se...