UFOP e Prefeitura articulam trabalho com os idosos

Há alguns dias, a PROEX foi procurada por duas profissionais da Prefeitura de Ouro Preto: a terapeuta ocupacional e referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial Paula Alves de Brito Oliveira, e a enfermeira e referência técnica da Atenção Secundária Taciana de Oliveira. A ideia é que a UFOP ajude o Município a estabelecer uma Política Municipal do Idoso.

Nessa sexta feira, 16 de março, a Pró-Reitoria realizou uma reunião virtual com as técnicas da Prefeitura para conversar sobre o tema. Participaram pela Universidade os professores Fausto Aloisio Pedrosa Pimenta, da Medicina, Carmen Aparecida de Paula, Renata Cristina Rezende Macedo e Wendel Coura Vital, da Escola de Farmácia, e Siomara A. Silva, da Educação Física. Pela PROEX, participaram o pró-reitor Marcos Knupp e os técnico-administrativos Flávio Andrade e Gilceia Magalhães.

A PROEX convidou esses professores pelo fato de todos já terem alguma ação junto aos idosos, seja na extensão, seja na pesquisa.

Ouvidas as demandas do Município, ficou clara a necessidade e a possibilidade de um trabalho conjunto para atender aos idosos. Os professores Fausto e Carmen ficaram incumbidos de elaborar um projeto que atenda à solicitação da Prefeitura, articulando-as com ações de extensão já em andamento na UFOP. Em função das férias acadêmicas, o grupo voltará a se encontrar na 2ª quinzena de maio.

Ao final do encontro, foi lembrada a ligação histórica da UFOP com a questão do idoso em Ouro Preto: ainda na década de 1980, a professora Denyse Hammer Drummond, hoje aposentada, inseriu o tema da 3ª idade na agenda local. Na ocasião, ela ajudou a criar a Associação Grupo da Terceira Idade, que existe até hoje e funcionava dentro de Cedufop (antecessor da Escola de educação Física).