42º Encontro Nacional do FORPROEX

Em novembro ocorreu o 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), em Florianópolis. O evento que teve como tema "Os rumos da Extensão universitária no Brasil", completa 30 anos em 2017. O objetivo do encontro que acontece anualmente é aperfeiçoar e valorizar a extensão universitária, diante do avanço de agendas desestabilizadoras do campo e do compromisso social da educação superior pública.

Com base nesses 30 anos de trabalho, o Encontro evidenciou a atuação do FORPROEX em torno da autogestão e auto-organização do campo, em ações como a elaboração do Plano Nacional de Extensão e da Política Nacional de Extensão.

A reflexão sobre os rumos da Extensão universitária é importante para auxiliar a constituição de formas de contraposição às atuais estratégias de desmonte da educação pública superior. Nas recorrentes tentativas de mercantilização da educação pública e da transformação desse direito público em serviço.

Diante de um cenário de mudanças profundas, "o Fórum encaminha a necessidade de enfrentamento à onda neoconservadora a partir de um fortalecimento da articulação com os setores sociais e da contribuição para a defesa da autonomia universitária".

Leia na integra a carta das(os) pró-reitoras(res) de Extensão que se reuniram em Florianópolis, entre os dias 16 e 18 de novembro.

Confira o vídeo do Forproex