skip to content

42º Encontro Nacional do FORPROEX

Em novembro ocorreu o 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), em Florianópolis. O evento que teve como tema "Os rumos da Extensão universitária no Brasil", completa 30 anos em 2017. O objetivo do encontro que acontece anualmente é aperfeiçoar e valorizar a extensão universitária, diante do avanço de agendas desestabilizadoras do campo e do compromisso social da educação superior pública.

Com base nesses 30 anos de trabalho, o Encontro evidenciou a atuação do FORPROEX em torno da autogestão e auto-organização do campo, em ações como a elaboração do Plano Nacional de Extensão e da Política Nacional de Extensão.

A reflexão sobre os rumos da Extensão universitária é importante para auxiliar a constituição de formas de contraposição às atuais estratégias de desmonte da educação pública superior. Nas recorrentes tentativas de mercantilização da educação pública e da transformação desse direito público em serviço.

Diante de um cenário de mudanças profundas, "o Fórum encaminha a necessidade de enfrentamento à onda neoconservadora a partir de um fortalecimento da articulação com os setores sociais e da contribuição para a defesa da autonomia universitária".

Leia na integra a carta das(os) pró-reitoras(res) de Extensão que se reuniram em Florianópolis, entre os dias 16 e 18 de novembro.

Confira o vídeo do Forproex 

 

Veja também

Funarte abre edital para doação de equipamentos

15 Janeiro 2018

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da Instituição são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da...

Apresentações do DEMUS encerram as atividades do ano

15 Dezembro 2017

Alunos e professores do Departamento de Música da UFOP encerram suas atividades de 2017 com uma série de apresentações artísticas que acontecerão entre os dias 18 e 21 de dezembro. A abertura será na próxima segunda-feira (18) com uma intervenção artística - flash mob - na Praça Tiradentes, às 12 h. O programa, composto de...

Suspenso o processo da Arquidiocese contra a UFOP

14 Dezembro 2017

Em reunião realizada ontem (13), na Câmara de Vereadores de Mariana, com representes da Arquidiocese de Mariana e da UFOP, ficou acordado a suspensão do processo por 90 dias. O que dará um prazo para Universidade estudar uma nova proposta. O vice-reitor, Hermínio Arias Nalini Junior alega que este momento, “reforça o...