A curricularização na UFOP em 2021

Em 2021, a PROEX realizou esforços diários para atender as demandas da curricularização por todo o contexto universitário. Foram agendadas reuniões com todos os departamentos da universidade para discutir e entender as dificuldades encontradas durante o percurso.

O pró-reitor Marcos Knupp e a Coordenadoria de Extensão, composta pelos servidores Flávio Andrade, Gilcéia Freitas, Nathália Fagundes e pela professora Luciana Hoffert, a coordenadora de Extensão, reuniram-se com os discentes e TAEs em cada departamento dos três campos da UFOP: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Ao todo, foram 46 departamentos, com reuniões que duravam em média 1 hora e 30 minutos.

Nas reuniões se discutia sobre a importância e o histórico da extensão universitária no Brasil e na UFOP, com conversas entre os presentes, havendo total liberdade para que cada um expusesse suas dúvidas, debatidas pelos presentes e os membros da PROEX, que prestavam esclarecimentos adicionais. Ao final dos eventos, a equipe da PROEX fez sugestões de ações, indicou leituras (documentos oficiais e guia de curricularização), colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que ainda se fizerem necessários.

Alguns departamentos enfrentam maiores dificuldades, por não estarem familiarizados com a extensão universitária. Outros já apresentam projetos mais avançados, por exemplo, com o projeto pedagógico do curso em fase de reformulação. Para Luciana Hoffert, professora e coordenadora de Extensão, as reuniões foram muito produtivas. Sem dúvidas, o processo de curricularização no ano de 2021 representou um impacto muito grande na Universidade, onde todos os cursos de graduação terão que revisar os seus processos pedagógicos.

Não