skip to content

Goiabeiras, Piedade e ... bandejão?

A PROEX continua articulando produtores rurais da região para fornecerem alimentos aos restaurantes da UFOP.

Na última quinta-feira  (23) aconteceu uma reunião com a presença de representantes das associações de produtores familiares de Piedade de Santa Rita (Ouro Preto) e de Goiabeiras (Mariana), da Emater de Ouro Preto e de Mariana, de coordenadores de projetos de Extensão da UFOP ligados ao tema e dos pró-reitores Marcos e Wilson, além dos secretários municipais de Agropecuária de Ouro Preto, Gabriel Correa de Souza, e de Desenvolvimento Rural de Mariana, Wander Moreira Alves.

Ficou combinado que a UFOP apresentaria às duas associações a lista de gêneros necessários para abastecer os restaurantes universitários em 2018. Os produtores vão analisá-la e informar o que podem fornecer.

Passo seguinte, a UFOP faz uma chamada pública para compra dos produtos. Pela lei federal, associações de produtores locais têm preferência para serem contratadas.

Esse esquema já funcionou em 2017. A UFOP é a única universidade de Minas Gerais a encarar o desafio da lei, que obriga a que pelo menos 30% de gêneros para alimentação escolar sejam adquiridos no Programa da Agricultura Familiar.

A ideia é ampliar o fornecimento para 2018, ajudando a fixar o produtor e sua família no campo, gerando renda na região e oferecendo alimentação de qualidade à comunidade da UFOP.

Veja também

Adiado seminário sobre Creditação no CEAD

11 Dezembro 2017

A PROEX tinha agendado o seminário para debater a creditação no CEAD para essa terça feira (12), a partir das 9 horas. No entanto, face ao grave problema envolvendo as instalações do ICHS em Mariana, a reitora convocou reunião extraordinária do CUNI exatamente para a manhã dessa terça feira. O pró-reitor de Extensão, prof...

Escola de Minas e IFAC entram na creditação

28 Novembro 2017

Em um só dia, a PROEX debateu a creditação com professores, técnico-administrativos e alunos da Escola de Minas e do IFAC. Foi na quarta feira22 novembro. Pela manhã, no auditório do DEGEO, cerca de 15 professores das engenharias assistiram à apresentação da PROEX sobre o tema. Já na parte da tarde, o evento ocorreu na...

Goiabeiras, Piedade e ... bandejão?

28 Novembro 2017

A PROEX continua articulando produtores rurais da região para fornecerem alimentos aos restaurantes da UFOP. Na última quinta-feira (23) aconteceu uma reunião com a presença de representantes das associações de produtores familiares de Piedade de Santa Rita (Ouro Preto) e de Goiabeiras (Mariana), da Emater de Ouro Preto e...