skip to content

Goiabeiras, Piedade e ... bandejão?

A PROEX continua articulando produtores rurais da região para fornecerem alimentos aos restaurantes da UFOP.

Na última quinta-feira  (23) aconteceu uma reunião com a presença de representantes das associações de produtores familiares de Piedade de Santa Rita (Ouro Preto) e de Goiabeiras (Mariana), da Emater de Ouro Preto e de Mariana, de coordenadores de projetos de Extensão da UFOP ligados ao tema e dos pró-reitores Marcos e Wilson, além dos secretários municipais de Agropecuária de Ouro Preto, Gabriel Correa de Souza, e de Desenvolvimento Rural de Mariana, Wander Moreira Alves.

Ficou combinado que a UFOP apresentaria às duas associações a lista de gêneros necessários para abastecer os restaurantes universitários em 2018. Os produtores vão analisá-la e informar o que podem fornecer.

Passo seguinte, a UFOP faz uma chamada pública para compra dos produtos. Pela lei federal, associações de produtores locais têm preferência para serem contratadas.

Esse esquema já funcionou em 2017. A UFOP é a única universidade de Minas Gerais a encarar o desafio da lei, que obriga a que pelo menos 30% de gêneros para alimentação escolar sejam adquiridos no Programa da Agricultura Familiar.

A ideia é ampliar o fornecimento para 2018, ajudando a fixar o produtor e sua família no campo, gerando renda na região e oferecendo alimentação de qualidade à comunidade da UFOP.

Veja também

Cine Faísca abre as cortinas

22 Maio 2018

A magia do cinema é o foco de um dos projetos de Extensão da UFOP, o Cine Faísca. O projeto é coordenado pela professora Kathiuça Bertollo, do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social do ICSA. O objetivo é debater, através de filmes e documentários, a realidade latino-americana e contribuir para o...

A UFOP oferece treinamentos para hoteleiros de Ouro Preto

22 Maio 2018

As professoras Érica Granato e Simone Cunha, do Departamento de Alimentos da UFOP, coordenam o projeto de Extensão “Capacitação de Manipuladores de Alimentos”. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos donos de hotéis e pousadas da cidade de Ouro Preto, o projeto prevê a realização de cinco encontros para...

UFOP sedia a 2ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike

21 Maio 2018

A CIMTB Levorin promove, em Ouro Preto, a 2ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. O evento será entre os dias 8 e 10 de junho, no campus Morro do Cruzeiro. A UFOP é parceira nessa realização, com envolvimento da PROEX, dos departamentos de Nutrição, Medicina, Turismo, Direito e Museologia, além do Cedufop. O...