skip to content

Prefeito do Jequitinhonha visita a UFOP

Da esquerda para a direita, professora Marta de Lana, pró-reitor Marcos, prefeito Lázaro, vice prefeito Adelino, prof. César e professora Raíssa.

Há 20 anos a UFOP desenvolve ações no Vale do Jequitinhonha. Em 1998, foram oferecidos cursos do FAT-Fundo Amparo ao Trabalhador. Em 1999, equipe da universidade coordenou as discussões que levaram à criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, envolvendo cerca de 50 municípios.

De 2000 a 2004, as ações se concentraram no município de Berilo, com projetos nas áreas de doença de Chagas, alimentação escolar, história e meio ambiente.

Em 2017, a UFOP foi procurada pelo prefeito recém-eleito de Berilo, Lázaro Pereira Neves, propondo que as ações no município fossem retomadas. Foram elaborados projetos baseados nas demandas apresentadas pelo Município.

O Comitê de Extensão aprovou então o desenvolvimento do Programa UFOP no Jequitinhonha, com cinco projetos vinculados: doença de Chagas (EFAR/NUPEB), alimentação escolar (ENUT), turismo (EDTM), grupos quilombolas (DELET/NEABI) e meio ambiente (EM/NUCAT).

Na quinta feira, 14 de março, a PROEX recebeu a visita do prefeito Lázaro e do vice-prefeito Adelino Mendes. Na ocasião, foi realizada reunião com o pró-reitor de Extensão prof. Marcos Knupp, o técnico administrativo Flávio Andrade, coordenador do Programa UFOP no Jequitinhonha, e os professores Marta de Lana (NUPEB), Raíssa Keller (DETUR) e Cesar Barella (DEAMBI), ligados aos projetos vinculados.

Foram feitos alguns entendimentos administrativos e relatados os esforços da UFOP na busca de recursos externos para custear as ações.

Veja também

Reitora da UFOP visita grupos de mulheres em Antônio Pereira

18 Abril 2018

A reitora da UFOP, prof. Cláudia Marliere de Lima, visitou no dia 11 de abril três grupos de produção compostos por mulheres do distrito de Antônio Pereira: a Associação Arte, Mãos e Flores (artesanato), a Mãos que brilham (produtos de limpeza) e as Costureiras do Vale da Benção. Essas iniciativas contaram com o apoio de...

PROEX em dia com a saúde

18 Abril 2018

Na última sexta-feira (13), a PROEX recebeu a visita do Programa Mais Saúde, que realizou uma ação de acompanhamento clínico dos servidores e bolsistas. O intuito é fazer uma pré-avaliação dos pacientes, para posteriormente intervir nos casos em que houver necessidade, por meio de marcação de consultas e encaminhamentos...

PROEX regulamenta as Ações Institucionais

17 Abril 2018

A PROEX registra e acompanha as ações de Extensão realizadas pelos diversos setores da UFOP junto à comunidade externa. Só esse ano são mais de 300 ações, dentre programas, projetos e cursos. A imensa maioria dessas ações é de iniciativa de professores ou técnico-administrativos submetidas através do Sistema de Gestão da...