Prefeito do Jequitinhonha visita a UFOP

Da esquerda para a direita, professora Marta de Lana, pró-reitor Marcos, prefeito Lázaro, vice prefeito Adelino, prof. César e professora Raíssa.

Há 20 anos a UFOP desenvolve ações no Vale do Jequitinhonha. Em 1998, foram oferecidos cursos do FAT-Fundo Amparo ao Trabalhador. Em 1999, equipe da universidade coordenou as discussões que levaram à criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, envolvendo cerca de 50 municípios.

De 2000 a 2004, as ações se concentraram no município de Berilo, com projetos nas áreas de doença de Chagas, alimentação escolar, história e meio ambiente.

Em 2017, a UFOP foi procurada pelo prefeito recém-eleito de Berilo, Lázaro Pereira Neves, propondo que as ações no município fossem retomadas. Foram elaborados projetos baseados nas demandas apresentadas pelo Município.

O Comitê de Extensão aprovou então o desenvolvimento do Programa UFOP no Jequitinhonha, com cinco projetos vinculados: doença de Chagas (EFAR/NUPEB), alimentação escolar (ENUT), turismo (EDTM), grupos quilombolas (DELET/NEABI) e meio ambiente (EM/NUCAT).

Na quinta feira, 14 de março, a PROEX recebeu a visita do prefeito Lázaro e do vice-prefeito Adelino Mendes. Na ocasião, foi realizada reunião com o pró-reitor de Extensão prof. Marcos Knupp, o técnico administrativo Flávio Andrade, coordenador do Programa UFOP no Jequitinhonha, e os professores Marta de Lana (NUPEB), Raíssa Keller (DETUR) e Cesar Barella (DEAMBI), ligados aos projetos vinculados.

Foram feitos alguns entendimentos administrativos e relatados os esforços da UFOP na busca de recursos externos para custear as ações.