Reitora da UFOP visita grupos de mulheres em Antônio Pereira

A reitora da UFOP, prof. Cláudia Marliere de Lima, visitou no dia 11 de abril três grupos de produção compostos por mulheres do distrito de Antônio Pereira: a Associação Arte, Mãos e Flores (artesanato), a Mãos que brilham (produtos de limpeza) e as Costureiras do Vale da Benção.

Essas iniciativas contaram com o apoio de professores, técnico-administrativos e alunos da UFOP nos últimos anos, através de projetos de Extensão.

As professoras Vera Guarda (Cátedra Unesco) e Ângela Leão Andrade (Química) desenvolveram trabalhos de empreendedorismo que foram fundamentais para que as unidades de produção buscassem sua viabilidade. Por outro lado, o prof. Clecio Magalhães do Vale (Arquitetura) deu suporte na elaboração dos projetos arquitetônicos das sedes recém-inauguradas das entidades.

Durante o encontro, a reitora e os professores destacaram a importância desse tipo de trabalho para a formação de alunos da universidade e para a própria instituição em si. “O papel social da Universidade é muito importante”, diz a reitora. “Temos, inclusive, que participar mais desse processo. Quem sabe a UFOP não pode, dentro da lei, comprar produtos de vocês?”, completa a professora Cláudia.

Por outro lado, as mais de 30 mulheres presentes reconheceram e agradeceram à reitora pelo trabalho da UFOP junto aos grupos do distrito. Segundo Célia, artesã da Arte, Mãos e Flores, “a UFOP tem sido parceira das três associações, e foi fundamental para que chegássemos a ter a estrutura que temos hoje”.

Iraci Marta dos Santos, diretora das Costureiras do Vale da Benção, diz que “nós sempre tivemos vontade de fazer algo para mudar a vida das mulheres daqui, e a parceria com a UFOP foi essencial para essa realização”.

A reitora ressaltou a importância dos três empreendimentos serem compostos por mulheres: “Nós somos capazes de sermos versáteis. Somos mães, trabalhadoras e empreendedoras. Temos que mostrar que somos capazes. Basta saber o que somos e o que queremos.”

As associações estão situadas no centro de Antônio Pereira, ao lado da Unidade Básica de Saúde, e funcionam de segunda a sábado, das 8 às 16h.

Reitora e costureiras na área de produção.