Tradição e compromisso social no ensino da Farmácia

A Escola de Farmácia da UFOP completa 180 anos no dia 4 de abril deste ano. Além de toda a sua importância histórica, a Escola tem papel fundamental na extensão na UFOP. Em 2019, são 17 ações em vigência. Algumas se desenvolvem há muitos anos, consolidando-se como marcas fortes do compromisso social da Universidade.

O LAPAC – Laboratório de Análises Clínicas da Escola de Farmácia é uma dessas ações. Todos os exames de análises clínicas ligados ao SUS – Sistema Único de Saúde em Ouro Preto são feitos pelo LAPAC. Em 2018, foram cerca de 80 mil procedimentos, oferecidos gratuitamente para os cidadãos.

Outros exemplos são o Programa Âmbar, voltado à saúde da mulher; o Museu da Pharmácia, com riquíssimo acervo ligado ao mundo farmacêutico; e o trabalho com chagásicos no Vale do Jequitinhonha. Veja aqui a lista completa.