UFOP amplia a compra de gêneros da Agricultura Familiar

A UFOP tem assumido a liderança no estado de Minas Gerais e até no país no tocante à aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para abastecer os restaurantes universitários.

Dando mais um passo nesse processo, no último dia 20, sexta-feira, representantes do Restaurante Universitário e da PROEX, do Programa de Extensão “Agricultura Familiar na UFOP”, do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), do projeto de Extensão “De Escolas Urbanas a Escolas do Campo: implementação das Diretrizes Para a Educação Básica nas Escolas Estaduais do Campo na Região dos Inconfidentes”, e o Superintendente de Apoio à Produção Sustentável da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário foram guiados pelo professor Maurício Leonard do DEARQ e pelo agricultor familiar Tufir pelas hortas da Comunidade de Goiabeiras, distrito do município de Mariana.

Um dos objetivos da visita foi conhecer de onde vêm parte das verduras e hortaliças que são consumidas nas refeições do Restaurante Universitário da UFOP. O grupo também visitou a escola municipal Joaquim Emílio Baptista, com a qual serão estabelecidas parcerias em alguns projetos, em especial o Festival da Terra, que acontecerá em breve.

Raquel Leite, servidora da Proex, afirmou que a agroecologia precisa florescer na região e a compra direta via agricultura familiar foi um das primeiras ações para isso. “Precisamos seguir no estudo, suporte e desenvolvimento de sistemas produtivos que preservem os recursos naturais e sejam socialmente justos, economicamente viáveis e culturalmente sensíveis, e a Universidade precisa ser protagonista nesse processo”.