skip to content

"Educa-Ação: promovendo a saúde nos Municípios de Mariana e de Ouro Preto, Minas Gerais"

Resumo:

A promoção da saúde supõe a valorização do protagonismo dos sujeitos nas ações de cuidado que envolvem seus corpos individuais e coletivos. A educação em saúde pode ser entendida, neste sentido, como um dos mecanismos que potencializa a autonomia dos sujeitos a partir de uma construção dialógica de práticas e saberes que integram a formação de discentes e docentes com os conhecimentos da comunidade e dos profissionais da rede assistencial. Este programa se inscreve nesse contexto, priorizando a articulação de ações de saúde e de educação permanente voltadas para população dos municípios de Mariana e de Ouro Preto a partir das demandas e necessidades levantadas cooperativamente pelos autores envolvidos. Os objetivos principais incluem a elaboração e condução de projetos de educação em saúde e de ações interinstitucionais que incentivem a interatividade e atenda às demandas de promoção do cuidado das comunidades dos territórios nos quais se desenvolve o processo de formação universitária. Espera-se, assim, impulsionar a prática educativa com foco na construção ativa de conhecimentos que promovam reais mudanças nos participantes, sobretudo em relação aos formatos assistenciais, ao empoderamento, à autonomia e às práticas de autocuidado. Além disso, almeja-se propiciar meios para atuação conjunta entre a universidade, a rede e a comunidade de forma ética e colaborativa na promoção da saúde, fomentando estratégias de retorno da cooperação que as rede de saúde e a comunidade fornecem para a universidade no processo de formação dos futuros profissionais.

Responsável: 
ADRIANA MARIA DE FIGUEIREDO
Contato: 
adrianamfigueiredo@medicina.ufop.br
Ano de vigência: 
2020
2019
2018

Projetos Vinculados

Vigilância do acesso e das condições de saúde da população LGBT de Ouro Preto: construção de uma rede de cuidado integral à saúde com foco em ações de educação permanente"

Esta proposta tem como objetivo intervir nas condições de saúde e de acesso da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis...

Leia Mais