Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto

O programa Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto (UC UFOP) aborda o ensino de ciências na educação de crianças de escolas públicas de Ouro Preto e a capacitação de professores da rede estadual e municipal de Ouro Preto e região. O Brasil apresenta contrastes referentes ao desenvolvimento social, econômico, educacional, científico e humano. Especificamente em relação ao Ensino e à Ciência, o Brasil atinge as primeiras posições no ranking de produção científica mundial, ocupando a 13ª colocação dentre 183 países avaliados, e ao mesmo tempo, amarga uma das últimas posições (52ª dentre 57 países analisados) no ranking de aprendizado em ciências, avaliado entre seus jovens de 15 anos. O programa UC UFOP propõe modificar este cenário, despertando a paixão pelo conhecer, o interesse por descobrir "os porquês", tornando a busca pelo conhecimento algo prazeroso. Esse empoderamento dos agentes envolvidos ressalta um dos principais objetivos da pesquisa e extensão universitária, ao propiciar o intercâmbio entre o conhecimento produzido na Universidade e na Comunidade, além de articular os saberes relativos aos diversos cursos da Universidade, produzindo um entrelaçamento entre os conhecimentos de diferentes áreas para responder a necessidade apresentada, de natureza científica, tecnológica, acadêmica e social. Este programa propõe em seu projeto Universidade das Crianças, instigar as crianças a refletir e discutir as suas próprias dúvidas sobre o corpo humano, desde o momento da concepção, passando pelo desenvolvimento dos órgãos e sistemas do corpo humano, sua organização e funcionamento, assim como o que acontece quando o mesmo é acometido por doenças. Este projeto ainda propõe divulgar práticas de saúde relacionadas ao corpo humano para que os alunos se tornem conscientes e responsáveis pelas próprias escolhas e hábitos de vida. Alunos do ensino fundamental II, de 9 a 14 anos de escolas públicas de Ouro Preto serão convidados a participar do projeto, que propõe a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades didáticas diferenciadas. Por meio de desenhos, produção de textos, respostas a questionários e análise de conteúdo os alunos terão seus conhecimentos avaliados sobre anatomia, fisiologia, embriologia humana. Serão feitas observações em caderno de anotações das oficinas e atividades. Ao final da intervenção, ao término do no letivo, os alunos serão novamente analisados para verificar se ocorreu aprendizagem significativa. No segundo projeto proposto pelo programa, o Curso Multiplicadores, justifica-se pois embora a educação seja meta prioritária do Governo Federal, professores e administradores responsáveis por políticas e estratégias educacionais ainda não fazem uso do conhecimento disponível sobre o funcionamento do cérebro para orientação de sua prática e a importância da neurociência para a educação. Os professores são os profissionais que lidam com o cérebro diariamente, pois este é o órgão responsável pela aprendizagem. Conhecer como o cérebro funciona em condições normais e patológicas, como este órgão se desenvolve poderia tornar o trabalho do professor mais significativo, autônomo, eficiente, com repercussões positivas para os aprendizes. Além disso, o conhecimento sobre o sistema nervoso tem fornecido fundamentação para desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde que envolvem as funções mentais, cognitivas e emocionais, bem como a aquisição de hábitos de promoção de saúde desde a infância, período de maior neuroplasticidade e de melhor aquisição de novos comportamentos. Com a maior divulgação científica sobre neurociência, professores têm demandado conhecer e solucionar as dificuldades para a aprendizagem e o público em geral tem tido maior interesse em conhecer e saber aplicar esse conhecimento para promoção de saúde. Pretende-se com isso, estreitar a relação entre as Ciências Biológicas e a Educação, enfatizando a aprendizagem significativa.

LUCIANA HOFFERT CASTRO CRUZ
luhoffert@yahoo.com.br