skip to content

PROEX divulga edital para Festival de Inverno UFOP - 2024.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFOP  lançou no dia 11 de dezembro uma chamada para a prospecção de eventos para o Festival de Inverno UFOP - 2024. Trata-se de um edital voltado para coletivos e grupos culturais que participam da vida universitária. As propostas deverão contemplar a realização de ao menos 3 ações culturais, que serão produzidas pelo grupo proponente com apoio da UFOP. 

 

A temática desta edição traz a ideia de "Transbordamentos". A palavra provoca uma reflexão sobre aquilo que excede, que ultrapassa os limites das bordas e que não permite ser contido. "Esse tema pode ser apropriado a partir de muitos pontos de vista diferentes", diz a Profª  Vanderlice Sol, Pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura. "Aqui na universidade ele traz à tona esse nosso desejo de alcançar relações mais dialógicas com a sociedade, nos afastando daquele velho chavão dos 'muros da universidade'."

 

A chamada aberta para a produção de eventos por grupos artísticos, acadêmicos ou coletivos culturais tem o objetivo de fortalecer essa relação de troca. Coletivos são mobilizações que existem na sociedade e que também estão dentro da universidade, na medida em que alguns de seus participantes são estudantes, docentes e TAE's. A Pró-reitora de Extensão e Cultura, Profª Sandra Nogueira, afirma que "a participação de coletivos no Festival já acontece há anos. A novidade é que agora nós assumimos isso no desenho da produção geral. Existe um lugar que é institucional, e nós o ocupamos. Mas também existe o lugar da especificidade de cada segmento artístico e das formas como os grupos se organizam. A ideia é garantir maior autonomia para os coletivos e construir os eventos do Festival em conjunto, entendendo que ele é realizado por uma instituição de ensino sujeita às normas da administração pública." 

 

O Festival de Inverno UFOP é um evento integrado à Política de Cultura da universidade. Raquel Leite, Coordenadora de Cultura da UFOP, diz que a política foi construída por meio de fóruns, debates e estudos que levaram a  mapeamentos de agentes e ações culturais realizadas nos três campi da UFOP. "O redesenho do Festival foi uma demanda que surgiu da comunidade e que se tornou uma meta no Plano de Cultura da UFOP. Nós estamos entendendo que os Festivais de 2023 e 2024 são experiências de transição, e nossa meta é ter um desenho de produção estável em 2025", diz Raquel. 

 

O edital lançado pela PROEX foi elaborado por uma comissão reunida no fórum de cultura realizado após o Festival de Inverno UFOP - 2023. A comissão contou com a participação de pessoas vinculadas ou não à universidade. Após a redação do edital, ele foi avaliado e aprovado pela Comissão Institucional do Festival de Inverno (CIFI), criada pela Reitoria com o objetivo de acompanhar, apoiar e deliberar sobre os processos de produção do evento.  

 

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de janeiro de 2024 por meio de formulário disponível neste link. As propostas deverão ser inscritas por representantes dos grupos que estejam vinculados à UFOP na condição de estudantes, docentes ou TAE's.

 

Clique aqui para acessar o edital.
 

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

As dúvidas deverão ser encaminhadas para o email festivaldeinverno@ufop.edu.br.

Fixar no topo : 
Não