Cursos de Extensão
Cursos de Extensão - 2025
Título: Acesso ao ensino superior e a quem se destinam as cotas sócio-raciais.
Resumo:
O ensino superior brasileiro é marcadamente elitista, foi criado tardiamente, e historicamente esteve voltado para os interesses de grupos seletos. Atravessou séculos nessa toada e no limiar do XXI se viu pressionado à democratização com inclusão social. A reivindicação histórica por educação, empunhada pelo Movimento Social Negro (MSN), bateu às portas das universidades, na forma da defesa pela adoção das ações afirmativas (AAs). Por força de leis estaduais, municipais e pela decisão autônoma de algumas instituições, se converteram em iniciativas concretas a partir do ano de 2003. Uma década mais tarde, as AAs foram universalizadas nas instituições federais de ensino superior e técnicas de nível médio, por força da Lei n. 12,711, aprovada em 29 de agosto de 2012. Com início de implantação no ano de 2013, as cotas sócio-raciais, materializadas nesta norma, destinam a múltiplos sujeitos de direitos. No entanto, apesar do tempo de vigência, ainda paira sobre essa importante política pública, muita desinformação e desconhecimento. É com base nessa lacuna que desde 2019 o proponente, vem coordenando o projeto de extensão, Cotas para que(m)?, focalizando no estudante do ensino médio, aspirante ao curso superior. Tal projeto estabelece contatos com as escolas por meio de visitas, lives, entre outras abordagens, ocasiões em que se evidencia o desconhecimento por parte de agentes escolares sobre a operacionalização das reservas de vagas estabelecidas pela Lei de Cotas. De tal sorte, almeja-se com este curso habilitar professoras e professores, entre outros agentes que atuam no ensino médio, sobre o contexto que enreda a Lei de Cotas, quem são os sujeitos de direitos, como candidatar e posteriormente como comprovar a reserva escolhida no processo seletivo. O curso será desenvolvido por meio da realização de encontros remotos, utilizando-se para tal a plataforma Ufop Aberta, com a possibilidade de eventuais atividades presenciais.
Programa vinculado: Ufop e Educação básica, uma articulação necessária
Coordenador: ADILSON PEREIRA DOS SANTOS
Setor: PRO-REITORIA DE GRADUACAO (PROGRAD )
Título: Awêry – Tecendo o Bem-viver
Resumo:
O Curso de Extensão denominado Awêry – Tecendo o Bem-viver tem o objetivo geral de promover o conhecimento das culturas indígenas na formação social brasileira, com ênfase em Minas Gerais. Consiste em um curso de iniciação que, através de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, visa estabelecer-se como um espaço de difusão da cultura indígena e de defesa dos direitos indígenas, através da realização de diálogos entre o conhecimento científico e a sabedoria indígena. Articulado ao ensino e a pesquisa no campo das ciências sociais aplicadas, na área de conhecimento do Serviço Social, será viabilizado através da constituição de articulação com povos indígenas, comunidade universitária e externa do Campi Mariana e Ouro Preto, a fim de promover o envolvimento desses sujeitos e viabilizar a interação dialógica, interprofissional e interdisciplinar entre eles. Entende-se que esse curso de extensão está alinhado aos princípios dessa universidade e intenta colaborar para que a UFOP alcance a finalidade de “estudar, apresentando vias de solução, as problemáticas sociais, econômicas e ambientais da região, do país e do planeta” e, também, de “fomentar a educação para o desenvolvimento sustentável, estimulando saberes que promovam condições dignas de vida humana, social e ambiental, no contexto local, regional, nacional e global”, conforme previsto no Art.4º do Estatuto da UFOP.
Programa vinculado: Instituto Koké-Pataxi
Coordenador: RAQUEL MOTA MASCARENHAS
Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO )
Título: CURSO DE EXTENSÃO EM TROMPETE DA UFOP
Resumo:
Curso de trompete presencial e a distância com atividades presenciais, intercâmbios, conteúdos em ambiente virtual e nas redes sociais. O projeto visa abordagem pedagógica, conceitual, técnica e interpretativa sobre o instrumento musical da família dos metais, trompete. Os conteúdos são destinados a seis distintos níveis de aprendizagem, cada um com suas peculiaridades e respectivas faixas etárias, abarcando desde jovens iniciantes a experientes profissionais. O curso pretende servir a discentes e docentes da UFOP, músicos de banda, priorizando jovens trompetistas de cidades vizinhas, porém com certa abertura para todo o Brasil, seja em formato on-line, presencial ou híbrido. Ademais, se prezará pela realização de eventos artísticos, workshops e cooperação acadêmica entre professores no cenário nacional e internacional.
Programa vinculado: Não
Coordenador: ERICO OLIVEIRA FONSECA
Setor: DEPARTAMENTO DE MUSICA (DEMUS)
Título: Curso de Extensão: Os fundamentos do Serviço Social e o exercício profissional
Resumo:
O presente projeto de extensão tem como objetivo geral criar espaço de estudos, discussões e aprofundamento teórico sobre os Fundamentos do Serviço Social e o exercício profissional, na perspectiva das competências, atribuições e requisições indevidas, com vistas a contribuir para o processo de formação de estudantes estagiários/as e de educação continuada de Assistentes Sociais Supervisores de Campo, bem como fomentar a qualificação dos campos de estágio oferecidos ao Curso de Serviço Social. Seus objetivos específicos são: Contribuir para a formação continuada e com o exercício profissional de Assistentes Sociais, prioritariamente, as/os supervisoras/es de campo e estagiários do Curso de Serviço Social; Fortalecer a relação entre os fundamentos da profissão e exercício profissional de Assistentes Sociais; Estreitar os laços entre na Universidade e os campos de estágio atuais e outros potenciais, contribuindo com o fortalecimento da Política de Estágio do Curso; Fortalecer a dimensão investigativa e a pesquisa como princípios formativos e constitutivos da formação e do trabalho profissional das/os assistentes sociais; Aproximar os estudantes de Serviço Social à realidade do debate sobre o exercício profissional na contemporaneidade, suas possibilidades e seus desafios na perspectiva dos Fundamentos do Serviço Social, das competências, atribuições e requisições indevidas; Apresentar e debater as produções acadêmicas e as normativas do CFESS acerca da temática em foco; Apresentar e debater monografias de Conclusão de Curso, de egressos do Curso de Serviço Social da UFOP, que versaram sobre o tema, que serão convidados a participar com este fim; Receber, ponderar, debater e acolher contribuições dos/as profissionais e estudantes quanto a temas a serem pesquisados, referências bibliográficas e métodos de trabalho que possam somar com a proposta que será apresentada.
Programa vinculado: Não
Coordenador: CRISTIANE SILVA TOMAZ
Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO )
Título: Curso de Português para Estrangeiros: Preparação para o Exame CELP-BRAS
Resumo:
Este curso visa promover o ensino e a difusão da língua portuguesa do Brasil para estrangeiros residentes em Ouro Preto, Mariana e região. Ele tem como objetivo específico preparar estrangeiros que pretendem estudar e / ou trabalhar no país a realizar o único exame de proficiência em língua portuguesa aceito pelo governo brasileiro, o Celpe-Bras. As aulas serão ministradas por alunos da graduação, preferencialmente com formação em licenciatura, que tenham conhecimento sobre o ensino de línguas estrangeiras e sobre a língua portuguesa. O curso completo será oferecido em 3 módulos.
Programa vinculado: Centro de línguas e cultura- CLICK
Coordenador: ANELISE FONSECA DUTRA
Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET )
Título: Curso Multiplicadores
Resumo:
O programa Universidade das Crianças UFOP (UC UFOP) aborda o ensino de ciências na educação de crianças de escolas públicas de Ouro Preto e a capacitação de professores da rede estadual e municipal de Ouro Preto e região. No curso Multiplicadores o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro para orientação da prática pedagógica e a importância da neurociência para a educação regular e inclusiva serão abordados em um curso. Os professores são os profissionais que lidam com o cérebro diariamente, pois este é o órgão responsável pela aprendizagem. Conhecer como o cérebro funciona em condições regulares e especiais, como este órgão se desenvolve e os fatores que influenciam o desenvolvimento e aprendizagem poderia tornar o trabalho do professor mais autônomo, eficiente, com repercussões positivas para os aprendizes. Além disso, o conhecimento sobre o sistema nervoso tem fornecido fundamentação para desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde que envolvem as funções mentais, cognitivas e emocionais, bem como a aquisição de hábitos de promoção de saúde desde a infância, período de maior neuroplasticidade e de melhor aquisição de novos comportamentos. Com a maior divulgação científica sobre neurociência, professores têm demandado conhecer e solucionar as dificuldades para a aprendizagem e o público em geral tem tido maior interesse em conhecer e saber aplicar esse conhecimento para promoção de saúde. Além disso, almejamos desmistificar alguns neuromitos presentes na prática pedagógica. Estes neuromitos são falsas afirmações sobre o cérebro, o funcionamento cerebral e como eles modificam erroneamente a prática docente. Pretende-se com isso, estreitar a relação entre as Ciências Biológicas e a Educação, enfatizando a aprendizagem significativa.
Programa vinculado: Universidade das Crianças
Coordenador: LUCIANA HOFFERT CASTRO CRUZ
Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS (DECBI )
Título: Curso online “Engenharia do Trabalho: Saúde, Segurança, Ergonomia e Projeto”
Resumo:
Essa proposta se refere a um curso de extensão destinado a docentes dos cursos de Engenharias no Brasil baseado no livro “Engenharia do Trabalho: Saúde, Segurança, Ergonomia e Projeto”, que possui 21 capítulos escritos por 51 autores de diferentes partes do território brasileiro. O livro, de acesso gratuito pelo site http://engenhariadotrabalho.com.br, nasce a partir de uma demanda do Ministério Público do Trabalho (15ª região) em prevenir acidentes de trabalho no Brasil. Junto a isso, acrescenta-se que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) das Engenharias indicam a necessidade de disciplinas no campo da saúde e segurança nos projetos pedagógicos das graduações em engenharias. Mas como capacitar os docentes para que atendam às DCN’s? A publicação do livro supracitado é um caminho necessário, mas ainda insuficiente, na medida em que se torna necessária uma capacitação com especialistas da área sobre o referido conteúdo. Esta proposta visa suprir essa lacuna. Os 3 docentes organizadores do livro, oriundos da UFOP, UFSCar e UNICAMP, juntamente com 2 discentes da UFOP e um da UNICAMP, além de um técnico colaborador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), de Piracicaba, buscam desenvolver um curso online de 30 horas para docentes interessados na área. Tal curso consistirá em 20 horas de gravação de aulas com os autores do referido livro, além de mais 10 horas síncronas de discussão. Objetivamos, com isso, capacitar docentes das Engenharias em todo o Brasil, para que tenham condição de inserir e desenvolver conteúdo no campo da Engenharia do Trabalho (ou seja, disciplinas em ergonomia, saúde do trabalhador, segurança do trabalho e projeto) tanto nos projetos pedagógicos dos seus cursos, quanto nas próprias salas de aula.
Programa vinculado: Não
Coordenador: RAONI ROCHA SIMOES
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, ADMINISTRACAO E ECON (DEPRO )
Título: Diálogos sobre Produção Cultural
Resumo:
Este curso de extensão tem o objetivo de criar um espaço de diálogo com fazedores de cultura, gestores da indústria cultural, sobre planejar e executar projetos artísticos e culturais, em suas etapas de concepção, produção e pós-produção, a partir de diferentes experiências na região de Ouro Preto e Mariana. Os encontros serão conduzidos por produtores(as) culturais convidados(as), com o debate mediado pela coordenadora. A proposta é criar um espaço de compartilhamento de conhecimento e experiências, por meio de aulas presenciais de formação, que abordem as seguintes temáticas: captação de recursos e gestão financeira; construção de parcerias; diálogos com as instâncias municipais; contratação e preparação da equipe; divulgação e promoção das ações; coordenação e execução do evento; pós-produção e prestação de contas. Como resultados, espera-se: construir um espaço onde os fazedores de cultura, iniciantes e experientes, possam dialogar; sistematizar conhecimentos, ferramentas e métodos da produção cultural profissional; evidenciar a complexidade da organização e gestão cultural; instigar o interesse na temática da produção cultural; fortalecer o mercado cultural local.
Programa vinculado: Não
Coordenador: DEBORAH KELLY NASCIMENTO PESSOA
Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS (DECAD )
Título: Educa PET – Cursinho Pré-ENEM
Resumo:
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim do ciclo básico da educação. Desde 2009, o exame passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior público e privado. Afim de contribuir com os objetivos do ENEM e de proporcionar uma atividade integradora entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), propõe-se uma ação conjunta de extensão, a realização de um curso preparatório para o ENEM. Este curso buscará auxiliar os alunos do Ensino Médio da rede pública de Ouro Preto e Região dos Inconfidentes na sua preparação e melhor desempenho no exame e, assim, possibilitando- os pleitear vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo na UFOP que está inserida na região. Os cursos pré-universitários populares surgiram no Brasil devido ao problema das desigualdades de acesso ao Ensino Superior, especialmente da rede pública de educação (ZAGO, 2009). Percebendo a baixa representatividade de discentes residentes nas cidades de Ouro Preto e Mariana nos cursos de graduação da UFOP, a situação socioeconômica da população destas cidades e a pouca disponibilidade de cursos populares, os grupos do PET da UFOP realizaram, em 2016, um projeto piloto na cidade de Mariana. Em 2017, houve a consolidação do projeto na cidade de Ouro Preto, o que possibilitou a aprovação de alunos em diferentes universidades do estado. Experiências positivas repetidas nos anos de 2018, 2019 de forma presencial, 2020 início presencial e migração para remoto, 2021 e 2022 (operando de forma totalmente remota), que já resultaram em aprovações de alunos na UFOP, inclusive com um dos candidatos chegando a ingressar em um dos grupos PET. Em 2023, o EducaPET retornou ao modelo presencial e extensivo com aulas de abril a novembro. Em 2024, manteve-se o caráter presencial, porém, por conta da greve, o cursinho foi remodelado para um formato intensivo com aulas nos meses de agosto, setembro e outubro de 2024.
Programa vinculado: Não
Coordenador: EDSON JOSE DE CARVALHO
Setor: DEPARTAMENTO DE FISICA (DEFIS)
Título: Estudos Marxistas da Formação Social Brasileira: Florestan Fernandes e a Revolução Burguesa no Brasil
Resumo:
A presente proposta de curso de extensão parte dos acúmulos da linha de pesquisa Formação Social Brasileira e Relações de Dominação e Exploração que compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisa Futuro Presente, objetivando abordar a interpretação do Brasil em Florestan Fernandes com foco na compreensão da via não clássica de revolução burguesa que se consolidou no Brasil. Trata-se de curso em formato híbrido (presencial e remoto), aberto à comunidade interna e externa, que garantirá a participação da comunidade externa não apenas como cursista, mas nas exposições iniciais dos encontros.
Programa vinculado: Práxis e Emancipação
Coordenador: DAVI MACHADO PEREZ
Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO)
Título: O Corpo Brincante, os jogos e o e-Portfólio
Resumo:
Este minicurso pretende trabalhar as práticas pedagógicas numa troca interativa e construtiva com grupo de professores/as e estudantes visando qualificar os participantes para desenvolvimento de jogos de tabuleiro no processo educativo e registro da experiência vivida por meio uso de e-portfólios de aprendizagem. Durante o curso os seguintes temas serão debatidos: 1. A dimensão política da ação docente brincante; 2. Conceituação de jogos; 3. O uso dos jogos como recursos didáticos e expressão do saber; 4. As Cartografias Pedagógicas do jogo e uma nova relação com o conhecimento; 5. As dimensões pedagógicas do jogo no processo educativo. Como ação brincante serão experimentados virtualmente/presencialmente os seguintes jogos de tabuleiro: “Jogo Feudo War”(para debater sobre o feudalismo); “Jogo Entre Trincheiras” (para debater sobre a Primeira Guerra Mundial; “Trilha da Sustentabilidade”, “Entre Gênero” e “Revisionando”.
Programa vinculado: Pedagogia diferenciada: Práticas exitosas do ensino e da pesquisa em educação.
Coordenador: MARCIA AMBROSIO RODRIGUES REZENDE
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO E TECNOLOGIAS (DEETE )
Título: O Estranhamento na Ontologia de Lukács
Resumo:
O Curso de Extensão “O Estranhamento na Ontologia de Lukács” visa aprofundar, junto à comunidade interna e externa, por meio de processos dialógicos, o estudo dos processos de alienação e estranhamento engendrados historicamente ao longo do desenvolvimento da sociabilidade humana, tendo como base a produção e a reprodução material da vida. Trata-se de dimensão fundamental para compreender o objeto do Serviço Social: as expressões da “questão social”, cuja anatomia só pode ser compreendida através dos processos de expropriação e exploração que constituem a lei geral da acumulação capitalista, e que engendram a alienação e o estranhamento não apenas em termos econômicos, mas também sociais, culturais e políticos. O curso será realizado pela modalidade remota e fará ampla divulgação nas redes sociais para a participação de membros da comunidade externa em âmbito nacional. Almeja-se a participação da comunidade não apenas como cursista, mas compondo também as exposições de conteúdo em cada encontro.
Programa vinculado: Práxis e Emancipação
Coordenador: DAVI MACHADO PEREZ
Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO )
Título: Oficina de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Resumo:
Este curso estuda o pós-método no ensino de línguas estrangeiras (LE), a partir da teoria que sustenta essa metodologia, trata de estratégias e técnicas de aprendizagem de línguas na sala de aula e na aprendizagem crítico-reflexiva, considerando ainda as variáveis que caracterizam essa prática pedagógica (particularidade, praticabilidade e possibilidade). Atende à demanda de formação inicial e continuada de professores (de língua inglesa, em especial) a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas no ensino de LE que possam dinamizar o o trabalho docente.
Programa vinculado: Linguística Aplicada: Ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas estrangeiras
Coordenador: VIVIANE RAPOSO PIMENTA
Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET )
Título: Ontologia e Estética, Arte e Sociedade – categorias peculiares do estético
Resumo:
O curso avança e desdobra os acúmulos das edições anteriores, realizadas em 2022, 2023 e em realização em 2024, articulado à necessidades de concentração e aprofundamento das reflexões, debates e construção coletiva dos saberes em torno das categorias específicas do estético e do artístico, avançando, na proposta que ora se apresenta, nos problemas específicos do complexo categorial da mimese. O curso acontecerá via tecnologias digitais, através da plataforma google meet, e é aberto à participação da comunidade em geral: estudantes, docentes, assistentes sociais (que têm sempre presença marcante nas edições do curso), professores de ensino fundamental e médio, integrantes de movimentos sociais e sindicalistas, comunidade de Mariana e Ouro Preto, além de participantes de diferentes regiões do país. Trata-se de proposta articulada e potencializadora dos processos teleológicos e de práxis sociais e extensionistas nos campos da cultura e da arte.
Programa vinculado: Mineração do Outro - Núcleo de estudos, pesquisa e extensão.
Coordenador: MARLON GARCIA DA SILVA
Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO )