FARMÁCIA DE OURO - Informação sobre medicamentos e farmacovigilância na promoção da qualidade no uso de medicamentos em Ouro Preto

Os medicamentos são uma das tecnologias mais frequentemente utilizadas para prevenção e tratamento dos problemas de saúde da população. De acordo com a OMS (2008), cerca de 5% dos ingressos hospitalares ocorrem por eventos adversos preveníveis e cerca de 30% de consultas de emergência são geradas por problemas relacionados a medicamentos. A detecção de reações adversas a medicamentos e erros de medicação representa um passo essencial para qualificar o cuidado em saúde, subsidiando a elaboração de estratégias de prevenção, melhorando o uso de medicamentos em cada estágio do sistema e evitando a recorrência de erros e suas consequências. O objetivo deste projeto de extensão é implantar um Centro de Informações sobre Medicamentos e um serviço de Farmacovigilância, na Farmácia Escola da UFOP, para atender aos profissionais de saúde e à população de Ouro Preto. Associado ao acompanhamento dos medicamentos comercializados no país, este projeto possibilitará a produção e a disseminação de informações confiáveis, atualizadas e independentes sobre medicamentos. A estruturação de um sistema de registro de dados relacionados ao uso dos medicamentos na região de Ouro Preto contribuirá para melhoria da segurança e qualidade no uso de medicamentos. O presente projeto está alinhado com a novo projeto pedagógico do curso de Farmácia, recém aprovado na UFOP e possibilitará o desenvolvimento de habilidades de comunicação e educação em saúde nos acadêmicos de Farmácia e a aproximação entre a equipe da Farmácia Escola da UFOP e a comunidade de Ouro Preto.

RENATA CRISTINA REZENDE MACEDO DO NASCIMENTO
recmacedo@gmail.com