skip to content

Apresentação

Extensão. Como próprio nome diz, a ideia é estender o conhecimento da Universidade à sociedade como um todo, buscando, ao mesmo tempo, colher informações e demandas que ajudem a Academia a se envolver com a realidade à sua volta.

Em termos nacionais, define-se Extensão Universitária, sempre associada ao Ensino e à Pesquisa, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

Extensão Universitária denota também prática acadêmica com vistas à promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social.

Este trabalho se dá através de ações desenvolvidas por professores, técnico-administrativos e alunos. As ações são divididas, basicamente, em Programas, Projetos e Cursos. Na UFOP, a PROEX é o órgão responsável por registrar, avaliar, apoiar e divulgar estas iniciativas.

Os trabalhos de Extensão devem observar algumas características importantes, a saber:

  • As iniciativas devem ser voltadas à comunidade externa.
  • As ações devem buscar envolver diferentes áreas do conhecimento, a chamada interdisciplinaridade.
  • As propostas não devem perder de vista o enfoque acadêmico, sob o risco de tornarem-se atividades assistenciais sem o caráter extensionista. Tais ações podem ser encampadas por outros órgãos da UFOP ou por entidades externas.