NINFEIAS na Escola 2020: gênero e educação pela igualdade

Dando continuidade às ações desenvolvidas no projeto NINFEIAS na Escola: gênero e educação pela igualdade, realizado em 2019 junto à comunidade estudantil das escolas estaduais Horácio Andrade (Alto da Cruz), Haydée Antunes (Cachoeira do Campo e José Leandro (distrito de Santa Rita de Ouro Preto) pelo NINFEIAS – Núcleo de INnvestigações FEminIstAS, o presente projeto propõe, em 2020, uma concentração maior na escola em que tivemos melhor inserção, ou seja, a E.E. Horácio Andrade, visando, assim, aprofundar o trabalho desenvolvido junto aos seus estudantes bem como ampliar o alcance do projeto por meio de ação continuada junto às professoras e coordenadoras pedagógicas, além de atividades direcionadas à comunidade do entorno da escola. Visando estreitar os laços com a comunidade, serão realizados eventos semestrais nos espaços culturais da região, tais como a Casa de Cultura do Padre Faria e o Salão da Escola de Samba, além de atividades na própria escola, em sábados específicos, abertas à comunidade em geral, tais como mostra de performance, cine-debates e rodas de conversa. Pretende-se, ainda, com o presente projeto, contribuir para a formação acadêmica das discentes do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas nele envolvidas, seja por meio do aprimoramento de suas práticas pedagógicas, seja por meio do aprofundamento de suas pesquisas teóricas e práticas sobre (arte) educação, feminismo e gênero. Desse modo, o projeto visa consolidar as ações que vem sendo realizadas, desde março de 2013, pelo NINFEIAS e afirmar sua vocação extensionista que, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo núcleo, é dimensão estreitamente ligada à pesquisa e ao ensino.

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA
caetano.nina@hotmail.com